EMPRESAS & PRODUTOS Sanidade vegetal

Maximizar o controlo do pedrado em pomóideas

basf evento 2017

basf evento 2017

Em março de 2017, a BASF Portuguesa realizou dois eventos, um no Oeste e outro em Viseu, para lançar Faban®, um inovador fungicida da BASF para o controlo do pedrado nas culturas da maçã e da pera. Faban® é composto por ditianão e pirimetanil, substâncias ativas de referência no combate a esta doença, que estão dispostas numa estrutura cristalina específica – Co-Cristal – que lhes confere propriedades únicas e diferentes das substâncias ativas na forma livre.

Os eventos de lançamento contaram com a presença do responsável europeu pelo desenvolvimento técnico de fungicidas para a fruticultura da BASF, Martin Teichmann, que nos falou das vantagens da tecnologia Co.Cristal presente no Faban® e da sua experiência com o produto em diversos países europeus. José Saramago, diretor técnico da BASF Portuguesa, partilhou a experiência obtida com Faban® em Portugal, tanto na cultura da pereira, como da macieira.

A tecnologia Co-Cristal de Faban®, otimiza a ação do pirimetanil e ditianão contra o pedrado, melhora a aderência aos tecidos vegetais, apresenta maior resistência ao arrastamento pela chuva, tem uma ação independente da temperatura, e apresenta maior eficácia do que a mistura em tanque de pirimetanil e ditianão. Faban® é uma excelente formulação líquida com uma ampla janela de aplicação, sendo um produto ideal para maximizar o controlo do pedrado em pomóideas.