Empresas & Produtos Hortofruticultura

Primeiro-ministro e Ministro da Agricultura visitam Vitacress

Empresa é um dos líderes europeus na produção e comercialização de agrião de água, folhas para saladas e ervas aromáticas frescas

O primeiro-ministro, António Costa, o ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Capoulas Santos, o secretário de Estado da Agricultura e da Alimentação, Luís Medeiros Vieira, e o secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos, visitaram esta manhã a Vitacress, localizada em Odemira, no Alentejo. A empresa, de capital português, é um dos líderes europeus na produção e comercialização de agrião de água, folhas para saladas e ervas aromáticas frescas e uma referência no que toca às práticas de sustentabilidade e de inovação no setor, tendo como missão a promoção de uma alimentação saudável.

António Costa e Luís Mesquita Dias (diretor geral da Vitacress)

António Costa e Capoulas Santos

A Vitacress garante, atualmente, cerca de 360 postos de trabalho em Portugal, explorando uma área total de produção de 280 hectares, aos quais se juntam 15 hectares de túneis e 13 hectares de estufas. A empresa, líder no mercado português, produz anualmente cinco mil toneladas de saladas, das quais embala 15,6 milhões de sacos, 3,3 milhões de molhos de ervas aromáticas e 1.200 toneladas de batatas. Do total da produção nacional, 35 por cento destina-se à exportação para vários países da Europa e África.

Além da macro-exploração em Odemira, a Vitacress conta ainda com mais uma quinta em Almancil, no Algarve, 100 por cento dedicada à produção do agrião de água, e com unidades de produção de tomate biológico, em Alcochete e em San Martin (Espanha). Em Portugal, é a única empresa do setor que produz e embala todos os seus produtos, durante todo o ano, garantindo a total rastreabilidade das suas referências, num processo de controlo de qualidade, que vai desde a sementeira à distribuição.

A Vitacress, empresa do Grupo RAR, é um dos líderes europeus na produção e comercialização de agrião de água, folhas para saladas, espinafre, ervas aromáticas e tomate. Está presente no Reino Unido, Portugal, Espanha e Benelux, explorando cerca de 665 hectares agrícolas e 40 hectares de estufas de vidro. Com um volume de negócios de 134 milhões de euros (110 milhões de libras), emprega cerca de 1.525 pessoas.

O Grupo RAR, um dos principais grupos económicos portugueses, integra um portefólio de negócios diversificado, que inclui as áreas de embalagem, alimentar, imobiliária e serviços. Com vendas de cerca de 831 milhões de euros e 4.580 colaboradores, está presente em Portugal, Alemanha, Brasil, Emirados Árabes Unidos, Espanha, México, Polónia e Reino Unido.