Empresas & Produtos Vinha & Vinho

Estratégia NutriSapec para a vinha

Soluções técnicas posicionadas corretamente no ciclo da cultura, com resultados comprovados

A Quinta do Casal Branco é uma exploração familiar situada a poucos quilómetros de Almeirim. Sendo uma das herdades mais antigas da família a aposta recaiu desde sempre na vinha e na produção de vinho.

São 120 hectares de vinha com algumas vinhas a contabilizar já mais de um século de vida. Desde o primeiro vinho engarrafado, que datará da década de 80 do século passado, houve imediatamente a preocupação de criar um produto direcionado para a internacionalização, conforme nos adianta o técnico da Quinta, João Brandão, que foi nosso guia por entre vinhas cujo estado de desenvolvimento faz adivinhar uma excelente produção.

Quase em final de abril, a vinha estava a entrar num dos momentos mais cruciais, o da floração-vingamento, que a correr bem pode levar a produção a bom porto, mas, pelo contrário, a correr mal pode comprometê-la. E porque a vinha não é um jogo de roleta russa, mas funciona como uma ciência onde todos os detalhes são analisados ao pormenor, é o momento certo para aplicar alguns produtos que permitam à videira a atravessar esta fase, da melhor forma.

João Brandão explica ainda à nossa reportagem que é crescente o interesse do público sobre a história do vinho que consome, além de que existe uma maior preocupação e consciência ambiental. Ou seja, o próprio modo em que a vinha é cultivada tem impacto na produção e na escolha do consumidor. No caso do Casal Branco a vinha encontra-se em produção integrada, o que à partida traz algumas limitações na utilização de fitofármacos e de algumas práticas culturais, mas por outro lado, o cumprimento destes critérios pode transformar-se numa mais-valia para a comercialização.

Para obter os melhores resultados na vinha, uma das escolhas da Quinta do Casal Branco são os produtos da NutriSapec /Tradecorp Portugal.

Para ler na íntegra na Voz do Campo n.º 204 (maio 2017)