Investigação

Dia do Agricultor 2017

Este ano o Dia do Agricultor teve lugar em Elvas no passado dia 16 de maio, e foi particularmente diferente e especial dada a celebração do 75º aniversário da Estação Nacional de Melhoramento de Plantas de Elvas.

A Estação Nacional de Melhoramento de Plantas de Elvas apresenta um percurso marcado pela elevada qualidade do trabalho ali desenvolvido, nomeadamente através da introdução de novas variedades de plantas no mercado, quer para alimentação humana quer para alimentação animal. Também em diversas outras atividades no apoio à produção e à indústria, como é o caso da participação na elaboração de Listas de Variedades Recomendadas, entre muitas outras formas de apoio através da formação, inovação e transferência de conhecimento.

Reconhecimento manifestado pelo próprio presidente do INIAV, Nuno Canada que considerou exemplar o modelo de trabalho da ENMP que deve ser replicado noutros locais.

“Sabe-se que existe um enorme déficit de conhecimento do sistema científico e tecnológico nacional para as fileiras agrícola, pecuária e florestal e esse déficit só se melhora se o modelo for diferente, como o que tem sido aplicado em Elvas e que funciona bem. Isto é, transfere conhecimento e tecnologia de forma eficiente para as várias fileiras e deve ser replicado tanto mais quando estão a ser implementadas redes de experimentação e de investigação, de âmbito nacional” fez saber ainda o dirigente.

Toda a reportagem para ler na Voz do Campo n.º 205 (junho 2017)

Algumas imagens do dia: