Inovação

ExpoGondomar promove reflexão e debate sobre inovação na agricultura

A 2ª edição da ExpoGondomar tem lugar entre os dias 25 e 28 de maio no Multiusos de Gondomar com programação específica dedicada ao debate sobre inovação na agricultura.

Atendendo à tradição e à importância da agroindústria na economia do Município, a 2ª edição da ExpoGondomar contará com um programa de atividades que têm em vista a reflexão e a geração de debate sobre agricultura, com particular enfoque na exploração das inovações e técnicas de vanguarda e na identificação de oportunidades no setor para Gondomar.

Procurando dinamizar um programa mobilizador e que gere valor acrescentado para todos os stakeholders da agricultura, as atividades serão protagonizadas por especialistas de renome nacional no setor, o que se constitui como uma oportunidade singular para o acesso à informação mais útil e passível de aplicação nos negócios agrícolas do concelho.

Programa de atividades dedicadas ao setor agrícola, enquadrado na programação geral da ExpoGondomar’17:

  1. Curso “Agricultura de Precisão”

Dia 26 | Sexta-feira | 14h30 – 18h00 | Sala Formação 1

Orador: Prof. Ricardo Braga (Inst. Superior de Agronomia – Univ. Lisboa)

Curso dado pelo maior especialista português em “agricultura de precisão” e “agricultura digital”. Trata-se de uma ocasião única para ganhar competências em tecnologias aplicada à agricultura, tomando contacto com as técnicas mais práticas e eficazes da agricultura de precisão, nomeadamente, o cuidado dos pormenores, a gestão rigorosa dos custos e o melhor acompanhamento a nível micro, incrementando deste modo os resultados da produção. A “Agricultura de Precisão” é um dos eixos mais avançados para o desenvolvimento da agricultura em Portugal e nos países desenvolvidos.

Inscrição

  1. Simpósio “Agricultura de Precisão”

Dia 27 | Sábado | 10h00 – 13h00 | Sala 1

Mário Cunha (Univ. Porto) | Filipe Santos (INESCTEC) | José Campos (SPINWORKS)

Moderação: Prof. Ricardo Braga (Inst. Superior de Agronomia – Univ. Lisboa)

Evento que reúne alguns dos mais reputados especialistas nacionais em tecnologia suscetível de aplicação em agricultura, que desenvolvem a sua atividade em universidades, instituições de investigação e empresas prestadoras de serviços. O simpósio tem por objetivo demonstrar o potencial da aplicação das mais inovadoras tecnologias ao setor agrícola, a partir dos contributos dos vários especialistas que partilharão o seu conhecimento e estimularão o debate assente em questões concretas. A “Agricultura de Precisão” é um dos eixos mais avançados para o desenvolvimento da agricultura em Portugal e nos países desenvolvidos.

Inscrição

  1. Conferência “Pontos críticos na produção em Agricultura Biológica – sanidade e nutrição”

Dia 27 | Sábado | 14h30 – 18h00 | Sala 1

Orador: Eng. José Raul Ribeiro (Vertir & Solo, Lda.)

O Modo de Produção Biológico está na linha da frente da prática agrícola em Portugal. Possuindo elevada experiência em soluções práticas e estratégias para a prevenção e resolução de problemas associados à nutrição, sanidade, ataques de pragas e doenças, o Eng. José Raul Ribeiro será o protagonista desta conferência que permitirá refletir sobre práticas de produção biológica em Agricultura. É uma oportunidade sem igual para quem é produtor biológico poder ganhar competências e encontrar soluções eficazes de sanidade e nutrição de plantas biológicas, sendo simultaneamente, um evento com muito interesse para quem pensa no futuro dedicar-se à produção biológica.

Inscrição 

4. Atividades agrícolas inovadoras com interesse para explorar em Gondomar

Dia 28 | Domingo | 15h00 – 18h00 | Sala 1

Eng. Sónia Moreira (Espaço Visual) – “Ajudas públicas do PDR 2020 ao investimento na agricultura”

Mesa Redonda – “Experiências de empresários agrícolas em Gondomar” (com empresários de Gondomar)

Evento repartido em duas sessões que permitirá uma reflexão integrada sobre as principais potencialidades de exploração e produção agrícola no concelho de Gondomar. Evento dirigido aos stakeholders do setor agrícola a nível local e regional que encontram aqui uma oportunidade singular para acesso rápido a informação e conhecimento sobre pormenores que fazem toda a diferença na gestão do negócio agrícola.

Numa primeira sessão – “Ajudas públicas do PDR 2020 ao investimento agrícola” – explanar-se-ão as oportunidades de financiamento disponibilizados pelo PDR 2020 que se constituem muitas vezes como motores do investimento qualificado e criativo no setor.

A segunda sessão reunirá, em mesa redonda, empresários agrícolas do concelho de Gondomar que se notabilizaram na exploração de uma determinada cultura, estando assim disponíveis para um debate profícuo à geração de respostas para o desenvolvimento sustentado da agricultura, do ponto de vista prático e empresarial.

Inscrição

Deixe um comentário