Bio Tecnologia

VI Encontro Biotecnologia e Agricultura: O Futuro é Agora

O VI Encontro Biotecnologia e Agricultura: O Futuro é Agora terá lugar no próximo dia 13 de julho, na Universidade Católica Portuguesa (Porto).

Nos últimos 10 anos, houve um progresso significativo na investigação científica na área do melhoramento de plantas, nomeadamente no desenvolvimento de novos métodos que permitem introduzir ou revelar características de interesse de forma mais precisa e eficiente e em diferentes variedades vegetais. Este conjunto de tecnologias é conhecido por “New Breeding Techniques” (NBTs) – Novas Técnicas de Melhoramento.

A investigação científica levada a cabo na Europa tem tido um papel fundamental na evolução destas tecnologias, as quais apresentam um enorme potencial para desenvolver soluções inovadoras para os desafios globais relacionados com a segurança alimentar, a sustentabilidade da produção agrícola e as alterações climáticas.

Com base nas premissas anteriores, o Centro de Informação de Biotecnologia (CiB) organiza o seu sexto encontro nacional, Biotecnologia e Agricultura: O Futuro é Agora, com o objetivo de apreciar as possibilidades da aplicação das NBT no melhoramento das culturas, em particular das variedades utilizáveis na agricultura portuguesa e de discutir as contingências da sua utilização no contexto europeu.