Evento realizado Hortofruticultura

Curso sobre investimento na cultura do espargo

O curso “Elaboração de Projetos de Investimento Agrário” está programado para os dias 30 de junho e 1 de julho, na Cooperativa Agrícola de Felgueiras.

Após a realização de 13 edições do curso “Elaboração de Projetos de Investimento Agrário”, envolvendo mais de 210 formandos e na sequência das sugestões recolhidas, o Forum Florestal disponibiliza agora ações de formação mais específicas abordando investimentos por cultura.

É neste contexto que se realiza a ação de formação Curso “Investimento na Cultura do Espargo”, integrando uma componente técnica com a participação de três especialistas no sistema de produção e comercialização e uma componente de análise financeira, a cargo do formador especialista na elaboração e avaliação de projetos. A formação é complementada com duas visitas de estudo a projetos de espargos visando a recolha de informação produtiva, técnica e financeira.

Refira-se que atualmente Portugal apresenta-se como um importador líquido desta hortícola, com uma área produtiva praticamente inexistente, cifrando-se a importação em mais de 1 milhão de euros anuais. Como diversificação da atividade agrícola na exploração ou rentabilização de pequenas áreas, o espargo é visto hoje como uma cultura alternativa, com potencial de crescimento e consumo.