Evento realizado Tecnologia

Indústria da produção de plantas na Europa volta a reunir no 7º Pic Meeting


O Cluster de Meios de Produção da Catalunha – FEMAC-, organiza a 7ª edição do Pic Meeting, o evento anual mais importante na indústria de produção de plantas na Europa, que em 2017 será em Lleida, dias 27 e 28 de Setembro. Este evento destina-se a PME, centros de pesquisa, empresas agrícolas e profissionais do setor, Start Ups, bem como, clusters de todo o mundo.

O primeiro dia da conferência será focado numa visão geral dos programas europeus relacionados com inovação e plantas agrícolas, estando programadas três oficinas paralelas que cada participante poderá escolher de acordo com os seus interesses. Estes workshops irão abordar temas como gestão, digitalização de setor agroalimentar e tecnologias inovadoras para a genética e cultura de plantas. Para o segundo dia está prevista a realização de reuniões B2B entre os participantes para promover a cooperação futura, bem como visitas paralelas ao IRTA (Instituto de Investigação Agrária de Catalunha) e a uma vinha em Raimat (Lleida), dirigido pela AGROPIXEL.

O evento Pic Meeting vai já na 6ª edição, desde 2011, em várias cidades francesas, como Paris, Marselha, Montpellier e Angers, e países como Portugal e Argentina, todas com o mesmo formato. As edições anteriores tiveram como principal objetivo desenvolver a cooperação internacional em termos de missões internacionais para seus membros e colaborar em projetos europeus, sempre colocando o foco no setor da produção vegetal. Neste âmbito, o Consórcio Interplant Cluster reúne três clusters franceses cuja atividade se centraliza nas inovações em cereais, sementes, frutas e legumes, horticultura ornamental, vinhas e ainda plantas aromáticas e medicinais.