Política Agrícola

Plano de ação para controlo das epizootias no coelho bravo

Realizou-se no final de julho a 2.ª reunião do grupo de trabalho criado por Despacho do Ministro da Agricultura, Luis Capoulas Santos para definir uma estratégia e um plano de ação para controlo das epizootias que afetam o coelho bravo, em especial a doença hemorrágica viral.

Este grupo de trabalho, coordenado pelo INIAV, engloba as três OSC de 1.º Nível, DGAV, ICNF, CIBIO, OMV e iBET.
Os últimos retoques do plano serão dados nos próximos dias, estando para breve a apresentação ao Ministro da Agricultura, nos termos e prazo definidos.
A ANPC, Associação Nacional de Proprietários Rurais – Gestão Cinegética Biodiversidade, deposita neste plano grandes expectativas, dando continuidade ao anterior projeto SOS COELHO no qual estivemos envolvidos.

Esperamos que possam ser criadas condições para que os trabalhos prementes que têm que ser encetados, possam arrancar num curto espaço de tempo, aproveitando-se nomeadamente o período de caça ao coelho que se inicia em setembro, para recolha das primeiras amostras.

Os pormenores do plano, incluindo as áreas de estudo selecionadas (num total de 33) serão oportunamente divulgados, após apresentação ao Ministro da Agricultura, e necessária aprovação e determinação das linhas de financiamento.

João Carvalho, Anpc – in Facebook/capoulas.santos