Grande Entrevista

Pedro Reis (presidente da SCAP)

“O sistema científico e tecnológico português teve um desenvolvimento extraordinário nas duas últimas décadas, mas as ciências agrárias nem tanto”

Licenciado e doutorado em Engenharia Agronómica pela Universidade de Lisboa, Instituto Superior de Agronomia (ISA), Pedro Reis é investigador do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), com atividade em análise de sistemas agrários, economia agrária, inovação agrícola e políticas públicas de desenvolvimento rural. É também professor convidado do ISA, onde leciona Economia e Análise Sociológica. Foi presidente do conselho científico do INIAV (2011-2015) e tem mais de 20 anos de experiência em gestão de programas de investigação agrária. Foi também consultor de avaliação de propriedades rústicas.
Atualmente Pedro Reis é presidente da Sociedade Ciências Agrárias de Portugal que se prepara para alguns grandes eventos, como o IX Congresso Ibérico de Agro-Engenharia (em setembro) e o 2.º Simpósio SCAP de Proteção de Plantas (em outubro).
Foi o mote para esta entrevista que abordou também a evolução da SCAP. É uma instituição já centenária, fundada oficialmente em 1903, que foi evoluindo ao longo das décadas, face ao desenvolvimento do sistema científico, da economia e da sociedade.

Para ler na íntegra na edição 207 (agosto.setembro 2017)