Vinha & Vinho

20º aniversário do Solar do Alvarinho

O Solar do Alvarinho celebra neste mês de agosto, o seu 20º aniversário. Desde então o espaço já recebeu 395. 286 visitantes, um número que revela o potencial do espaço ao mesmo tempo que eleva a qualidade do néctar da região, o Alvarinho.

Para além dos vinhos alvarinho, o espaço permite conhecer outros produtos típicos, que aproxima quem visita, das raízes tradicionais e culturais das gentes de Melgaço.

O Solar do Alvarinho está instalado numa casa seiscentista, em plena zona histórica, também apelidado de ‘Edifício dos Três Arcos’.

Inaugurado a 8 de agosto de 1997, no edifício que anteriormente albergava a Câmara Municipal e a cadeia, este espaço surgiu para suprir a necessidade de um local que promovesse e divulgasse o famoso vinho Alvarinho.

Desde então o desenvolvimento e dinamização do meio rural foi alavancado e incentivada a produção e comercialização do vinho Alvarinho, a divulgação e promoção do artesanato local e de outros produtos típicos, e ainda a divulgação das raízes tradicionais e culturais da região.

Para além de servir como montra de promoção e exposição de várias marcas de vinho Alvarinho, o Solar dispõe de informação diversa sobre este vinho e da sua região, bem como elementos relativos aos diferentes produtores.

Promove provas; vende artesanato, vinho Alvarinho e outros produtos típicos locais; organiza ‘Alvarinhos de Honra’ para grupos; visitas guiadas pelo concelho; possui exposições permanentes de pintura.

Percorrendo os seus dois pisos, encontra-se uma sala de provas, onde estão expostas todas as marcas de vinho Alvarinho produzidas no concelho; uma sala de reuniões para acolher palestras, reuniões e exposições temporárias; um bar de apoio que permite reconfortar o estômago com várias iguarias regionais e encontrar algumas raridades, como o Alvarinho fermentado em madeira, o espumante e a aguardente Alvarinho.

Encontra-se ainda uma loja onde é possível adquirir, para além do vinho, peças de artesanato (como bordados, rendas e linhos), presunto, enchidos, broa, mel e hidromel. Um sem fim de iguarias de fazer crescer água na boca. Melgaço é uma terra que celebra a vida e tudo o que ela tem de bom para o corpo e para o espírito.