Agrociência

ESTIMULAR para aumentar o valor agregado

Associação de Defesa do Património de Mértola

São comuns as notícias sobre produtores que veem os seus produtos desvalorizados e as respetivas margens esmagadas, sendo que o mesmo se passa com alguns recursos emergentes do Alentejo como a lã e as plantas tintureiras. É urgente agregar valor a estes recursos, sendo esse um dos objetivos do projeto ESTIMULAR – Inovação e Competitividade nas Áreas Rurais – que pretende precisamente contribuir para a valorização e competitividade do tecido empresarial da região do Alentejo através da incorporação de inovação em domínios diversos, por parte das empresas que atual ou futuramente estejam ligadas a recursos silvestres e/ ou lã.
O projeto ESTIMULAR tem como copromotores a ADPM – Associação de Defesa do Património de Mértola, a ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários, Delegação do Alentejo e o Cebal – Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo, como parceiros AABA – Associação de Agricultores do Baixo Alentejo e o IPBeja – Instituto Politécnico de Beja sendo cofinanciado pelo Programa Operacional da Região Alentejo, Portugal2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
Ao longo da sua existência a ADPM – Associação de Defesa do Património de Mértola tem desenvolvido um importante trabalho na área do desenvolvimento rural, na valorização dos recursos endógenos, na capacitação das populações, e por isso atualmente possui um vasto conhecimento sobre os produtos locais.
Foi este conhecimento que permitiu reconhecer que este território, além de ter um tecido empresarial bastante reduzido, pouco diversificado e com grandes dificuldades em incorporar inovação é também um território onde a qualidade do que se produz é diferenciadora. Vejamos o exemplo da ovelha campaniça que é uma das espécies autóctones e uma das maiores produtoras de lã. Contudo, quando vendida a granel a lã tem um valor muito reduzido face aos custos intrínsecos da sua produção.

Para ler na íntegra na edição 207 (agosto 2017)