Política Agrícola

Promoção do consumo de batata nacional

A APED – Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição e a Porbatata – Associação da Batata de Portugal juntam esforços para a promoção do consumo de batata nacional com vista à valorização deste produto junto do consumidor, ao mesmo tempo que estabelecem laços de cooperação para a reorganização do setor, tornando-o mais competitivo e eficiente.

As sinergias entre o setor da Distribuição e a fileira da batata têm por objetivo, no imediato, dar resposta ao atual contexto, em que se regista excesso de produto disponibilizado no mercado e dificuldades de escoamento no mercado nacional e para mercados externos, nomeadamente em Espanha e França, onde se verifica igual conjuntura.

A cooperação entre a APED e a Porbatata é, a par da linha de crédito para empréstimo de três milhões de euros criada pelo Governo para auxílio dos produtores de batata no armazenamento de produção deste ano, uma iniciativa que resulta do esforço de todos para fazer face à crise do mercado.

“A APED tem como um dos focos do seu trabalho o apoio à produção nacional e este acordo está em linha com a política dos seus associados. O setor da batata é bastante relevante no contexto da economia agrícola, dada a transversalidade do cultivo em todo o território nacional, pelo que a APED está totalmente empenhada e disponível para desenvolver sinergias com esta fileira”, afirma Ana Isabel Trigo Morais, diretora-geral da APED.

“A batata nacional prima pela sua qualidade e características únicas, pelo que, por isso mesmo, tem estado sempre presente, e continuará a estar, entre a oferta disponibilizada pelos operadores do setor da Distribuição aos consumidores”, reforça a responsável.

Raquel Isidro e Carla Bulhões, APED