Vinha & Vinho

Os prémios no “BAIRRADA Vinhos & Sabores”

São Domingos Elpídio 80 branco 2011’ é o grande vencedor do ‘Concurso de Espumantes Bairrada 2017

Terminou ontem o ’BAIRRADA Vinhos & Sabores 2017’, que decorreu nos últimos três dias no Velódromo Nacional – Centro de Alto Rendimento de Sangalhos, no concelho de Anadia. A primeira edição com este nome, mas a quinta deste que é o maior “festival” de vinhos da região. Um momento de partilha em que curiosos e enófilos têm o privilégio de estar frente a frente com os produtores, que cheios de entusiasmo e orgulho lhes apresentam os seus vinhos. Um evento que já tem o seu “lugar cativo” no calendário de certames de vinho, e que promete voltar em 2018.

O arranque do ‘’BAIRRADA Vinhos & Sabores 2017’ foi marcado pelo anúncio e entrega de prémios do já repetente ‘Concurso de Espumantes Bairrada’. Ano sim, ano não, os espumantes vão a concurso “em estreme” (no ano seguinte é a vez de espumantes e vinhos). Este ano foi um deles e o grande vencedor foi o ‘São Domingos Elpídio 80 branco 2011’, uma edição limitada (4.821 garrafas) de um espumante premium, que a Caves do Solar de São Domingos lançou recentemente para celebrar a efeméride dos 80 anos da empresa e uma homenagem ao seu fundador, Elpídio Martins Semedo.

De entre os mais de 50 espumantes a Concurso foram treze os laureados com Medalha de Ouro (lista completa abaixo). Entre os “espumantes de ouro”, seis são da categoria ‘Baga Bairrada’: ‘Aliança Baga Bairrada Reserva branco 2014’ (Aliança Vinhos de Portugal), ‘Faina Maior Baga Bairrada branco 2014’ (Caves São João para um projecto de parceria entre o Município de Ílhavo e Associação Rota da Bairrada), ‘Montanha Baga Bairrada Grande Cuvée branco 2013’ (Caves da Montanha), ‘Primavera Baga Bairrada branco 2015’ (Caves Primavera), ‘Quinta do Poço do Lobo Baga Bairrada branco 2014’ (Caves São João) e o ‘São Domingos Baga Bairrada branco 2013 (Caves do Solar de São Domingos).

‘São Domingos Elpídio 80 branco 2011’: um espumante premium de edição limitada

O ‘São Domingos Elpídio 80 branco 2011’ é um espumante com Denominação de Origem Bairrada produzido pelo método clássico – segunda fermentação em garrafa – e resultado da combinação das castas Pinot Noir (50%) e Pinot Blanc (50%), invulgar na produção de espumantes na região. Muito elegante e complexo de aroma, revela maturidade e frescura, predominando as notas florais e minerais, e sugestões de frutos secos. Envolvente na boca, de estrutura delicada, bolha muito fina e com uma cremosidade singular, o conjunto final apresenta-se nobre e sofisticado. A servir entre os 6 e 8.°C, acompanha pratos de carne, de peixe e marisco, mas brilha igualmente se servido a solo, num brinde entre amigos e família.

A pureza e a nobreza do ‘São Domingos Elpídio 80 branco 2011’ expressam-se nos quatro anos de estágio em cave. Após a segunda fermentação, em garrafa, o vinho estagiou sobre leveduras durante 48 meses, a uma temperatura constante de 12°C, a fim de encontrar o equilíbrio perfeito de riqueza, sabor e elegância. Seguiu-se o processo de remuage (remoção de leveduras), feita ao longo de dois meses; o degorgement glacée, para libertar as leveduras e, por fim, a adição de licor de expedição. Depois de uma estabilização, conseguida ao fim de dois meses, está pronto a sair para o mercado.

A condizer com o propósito e sendo um espumante comemorativo, o ‘São Domingos Elpídio 80 branco 2011’ veste-se a rigor para sair à rua: a solo, numa “ilustre” caixa de cartão, ou em caixa de madeira de carvalho com três garrafas. O preço recomendado de venda ao público é de 28,50 e 75,00 euros, respectivamente.

 Lista de Vencedores Concurso de Espumantes Bairrada 2017

 Grande Medalha de Ouro

São Domingos Elpídio 80 branco 2011 (Caves do Solar de São Domingos)

Medalhas de Ouro

Aliança Baga Bairrada Reserva branco 2014 (Aliança Vinhos de Portugal)

Campolargo Cercial branco 2013 (Manuel dos Santos Campolargo)

Faina Maior Baga Bairrada branco 2014 (Caves São João)

Flutt branco (PositiveWine)

Luiz Costa Pinot Noir Chardonnay branco 2014 (Caves São João)

Montanha Baga Bairrada Grande Cuvée branco 2013 (Caves da Montanha)

Montanha Grande Cuvée Chardonnay-Arinto branco 2010 (Caves da Montanha)

Primavera Baga Bairrada branco 2015 (Caves Primavera)

Quinta do Poço do Lobo Baga Bairrada branco 2014 (Caves São João)

Quinta dos Abibes Arinto-Baga Reserva branco 2013 (Quinta dos Abibes)

São Domingos Baga Bairrada branco 2013 (Caves do Solar de São Domingos)

São Domingos Velha Reserva branco 2013 (Caves do Solar de São Domingos)

Unum Touriga Nacional branco 2012 (Caves Primavera)