Investigação

Aplicação seletiva de pesticidas na vinha com ganhos reais

Canopy Ajusted Real Time Spraying é a designação oficial do Projeto Carts, referente à aplicação seletiva de pesticidas na vinha através da pulverização em tempo real com base na densidade de folhagem.

Depois de dois anos de um intenso trabalho de investigação e desenvolvimento o projeto chegou à reta final e no final de setembro decorreram várias atividades em torno do mesmo, nomeadamente a apresentação e realização de demonstrações do sistema Carts aos profissionais do setor vitivinícola.
Para além das equipas da Hexastep e Universidade de Évora, que fazem parte do consórcio do projeto, as iniciativas contaram ainda com a participação de entidades e empresas nacionais e internacionais, tais como fabricantes de agro-equipamentos, entidades certificadoras de pulverizadores para a agricultura e empresas vitivinícolas.
Dos vários testemunhos que foram sendo apresentados, nomeadamente da Hexastep, da Universidade de Évora, da Micron UK e da Fundação Eugénio de Almeida, os objetivos do projeto foram plenamente alcançados.
Dentro desses objetivos encaixou o desenvolvimento de um sistema eletrónico e de software, para a análise e processamento de dados em tempo real, para medições de densidade de folhagem e o cálculo para a adequada taxa de fluxo dos fitofármacos na pulverização. Também ferramentas de coleta e análise de dados bem como a racionalização do uso de produtos químicos (fitofármacos), garantindo uma utilização mais homogénea e otimizada com a consequente redução dos custos de produção e impacto ambiental.

Para ler na íntegra na edição 208 (outubro 2017)