Cereais Investigação

Arroz. Bico da Barca apresenta 2 variedades em campo

No dia 1 de Setembro a DRAPC, através da Divisão de Apoio à Agricultura e Pescas, organizou mais uma edição do Dia Aberto do Arroz no Campo do Bico da Barca, em Montemor-o-Velho.
Os objectivos desta jornada basearam-se na divulgação das actividades realizadas e dos resultados obtidos na cultura do arroz nesta unidade da DRAP Centro, tendo contado para isso com o apoio de empresas de comercialização de semente, fertilizantes e produtos fitofarmacêuticos, Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, COTArroz, cooperativas agrícolas de Montemor-o-Velho e de Soure, COTHN, SATIVA, Associação de Beneficiários do Baixo Mondego e Caixa de Crédito Agrícola do Baixo Mondego.
Este evento contou, entre as várias dezenas de participantes, com agricultores, técnicos e dirigentes do Ministério da Agricultura e de empresas de agro-químicos, representantes e dirigentes regionais e nacionais das organizações do sector orizícola, docentes do ensino superior e profissional agrícola, estudantes das instituições de ensino, mas também com a presença de agricultores e técnicos espanhóis.
O evento deste ano teve um interesse acrescido: pela primeira vez foram apresentadas no campo, juntamente com outras variedades comerciais, as novas variedades de arroz – CERES e MAÇARICO – obtidas no âmbito do Projecto LUSARROZ e aprovadas para o CNV em 2017.

António José Jordão
Técnico Superior da Divisão de Apoio à Agricultura e Pescas
Centro Experimental do Baixo Mondego
Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro

  • escrito ao abrigo ao antigo acordo ortográfico
  • (legenda) Apresentação das variedades Ceres e Maçarico no Ensaio de Novas Variedades de Arroz pelos técnicos da DRAPC e do INIAV – fotografia gentilmente cedida pelo Eng.º António Jordão (DRAPC)

Para ler na integra na edição 208 (outubro 2017)