Cereais Inovação

Tecnologia ARTESIAN da Syngenta levada aos agricultores açorianos

A Syngenta e o seu distribuidor Agroútil reuniram 120 agricultores num dia de campo dedicado à cultura do milho, a 21 de setembro, nos Arrifes, concelho de Ponta Delgada, ilha de São Miguel. As variedades SY Hydro e SY Helium mostraram todo o seu potencial .

 As variedades de milho com tecnologia ARTESIAN já conquistaram os agricultores açorianos pela sua boa performance, que se destaca em situações de défice hídrico, garante a Syngenta, responsável pela mesma, em nota enviada às redações. “Aqui nos Açores o milho não é regado e, por isso, quando usamos as variedades com tecnologia ARTESIAN nota-se a diferença. A sanidade das plantas é melhor e a qualidade da silagem aumenta. Os agricultores estão muito satisfeitos com as variedades SY Hydro e SY Helium. A nossa aposta é nesta tecnologia que se diferencia face às variedades convencionais de milho”, afirma João Oliveira, proprietário da Agroútil, distribuidora da Syngenta nas ilhas de São Miguel, Faial, São Jorge e Pico.

Para a próxima campanha de milho a Syngenta apresenta um portfólio de sementes bastante completo. “Os ventos muito fortes que se verificam nos Açores a partir de setembro levam-nos a aconselhar aos agricultores que optem por variedades de ciclo mais curto. Ao semearem mais cedo, antecipam a colheita e maximizam a qualidade do milho, apesar de alguma redução da produção”, afirma Eduardo Lopes, consultor de sementes Syngenta na região.