Evento realizado Hortofruticultura Vinha & Vinho

Final das colheitas celebrado no Cadaval

O Cadaval, principal produtor de Pera Rocha e de Vinho Leve, volta a homenagear o final das colheitas e a potenciar a economia com um certame que reúne anualmente gastronomia, espetáculos, exposições, colóquios e atividades equestres. O concelho mais rural do distrito de Lisboa recebe, de 13 a 22 de outubro, este anual “brinde” às tradições e ao mundo rural. 

O pavilhão municipal, situado junto ao campo da feira do Cadaval, volta a acolher este apreciado certame, onde a homenagem às tradições rurais se funde com a divulgação e dinamização económica.

A fruticultura e a vitivinicultura continuam a ser os pilares fundamentais desta peculiar festa, sendo especialmente representadas pela Pera Rocha do Oeste e pelo Vinho Leve da Região de Lisboa, dos quais o Cadaval é um exímio representante, ocupando lugar cimeiro na produção, comercialização e exportação.

Na área vitivinícola, a Festa das Adiafas contempla o designado “Festival Nacional do Vinho Leve”, que conta com a participação anual de diversas adegas da região, com prova e venda das respetivas gamas de Vinho Leve – bebida de baixo teor alcoólico, frutada e muito apreciada dentro e fora de portas. A este nível, destaque-se a cerimónia de entrega dos prémios do Concurso de Vinhos Leves da Região de Lisboa, que este ano atinge a 7ª edição, numa parceria da Câmara Municipal do Cadaval com a Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa (CVRL), agendada para domingo, 15 de outubro, pelas 21h30.

Seis espaços de conversa

O setor produtivo volta a estar patente, também, através de colóquios sobre temáticas de utilidade agrícola e de promoção da economia rural, a decorrerem no recinto da feira.

Nesse sentido, realiza-se dia 15, pelas 18h00, o habitual Colóquio “Vinho e Saúde”, numa organização da CVRL. Segunda-feira, dia 16, também pelas 18h00, tem lugar o Colóquio “Produzir e Consumir Agricultura Biológica”, neste caso numa parceria do Município com Agrobio (inscrições para participação no site http://www.agrobio.pt). Logo na terça-feira, 17 de outubro, pelas 18h00, decorre o Colóquio “Nutrição Vegetal”, parceria com Neovale (inscrições: neovale@sapo.pt). Quarta, dia 18, à mesma hora, é a vez do Colóquio “A agricultura faz-se também com…”, parceria com Agriloja (inscrições: pmonteiro.agripro@agriloja.pt). A 19 de outubro, quinta-feira, realiza-se a 9ª Edição das Conversas Florestais, abordando o tema “O Uso Múltiplo da Floresta e as suas Oportunidades”, parceria com a APAS Floresta (inscrições: patriciaazeiteiro@apasfloresta.pt).