Agroalimentar Bio

Projeto piloto de Alimentação Biológica nas Escolas

Ao mesmo tempo que se assinala o dia Mundial da Alimentação, a Junta de Freguesia dos Olivais, em Lisboa, e a Agrobio unem-se na apresentação pública da Estratégia e Plano nacionais para a Agricultura Biológica no qual se enquadra o projeto piloto de Alimentação nas Escolas.  A iniciativa terá início pelas 11:00 do dia 16 de outubro e contará com a presença de entidades oficiais do governo da república, da Junta de Freguesia dos Olivais e da Agrobio – Associação Portuguesa de Agricultura Biológica.

Na cerimónia será feita uma apresentação sobre a Alimentação Biológica, local e sazonal e será assinado o protocolo entre a Junta de Freguesia dos Olivais e a Agrobio. Para finalizar, será servido um almoço biológico na cantina da escola.

Recorde-se que no programa do Governo consta a medida de promoção de uma Estratégia e Plano de Ação Nacional para o desenvolvimento da Agricultura Biológica (ENAB) já concretizada pela Resolução de Conselho de Ministros de 27 de julho de 2017. Com esta iniciativa pretende-se dar a conhecer a ENAB e um projeto piloto de alimentação biológica nas escolas de 1º Ciclo da Junta de Freguesia dos Olivais, Lisboa, contribuindo para a concretização no eixo – Promoção e Mercados, do Plano de Ação da ação, 2.1.2 – Incorporar produtos biológicos nas ementas dos refeitórios públicos.

Para 2017 a FAO escolheu o tema “Mude o futuro da migração. Investir na segurança alimentar e no desenvolvimento rural”. A Agrobio recorda que a opção pela Agricultura Biológica é aquela capaz de mitigar os efeitos das alterações climáticas e assim prevenir a desertificação, que é uma das razões pelas quais as populações migram. A Alimentação Biológica nas escolas insere-se numa estratégia mais vasta de proporcionar bens públicos – alimentos biológicos, potenciadores de saúde pública, em particular à população escolar, e em respeito pelo Ambiente, contribuindo para a proteção dos nossos aquíferos, solos e biodiversidade.