Evento Hortofruticultura

Empresas portuguesas reforçam presença na Fruit Attraction

A Feira apresenta a sua edição mais internacional e completa com a participação de 1500 empresas de toda a cadeia de valor do setor hortofrutícola, 20% mais do que no ano anterior, que apresentarão aos mais de 60 000 visitantes profissionais de 110 países, as suas variedades, qualidades e inovação

Portugal voltará a ter uma importante participação na Fruit Attraction, cuja 9.ª edição, organizada pela IFEMA e pela FEPEX, se realizará de 18 a 20 de outubro. Um total de 41 empresas portuguesas estarão presentes nesta convocatória consolidada como a melhor plataforma comercial e de negócios para o setor hortofrutícola internacional.

A Fruit Attraction 2017, que se realizará nos pavilhões 5, 6, 7, 8, 9 e 10 da Feria de Madrid, apresenta a maior e mais completa das suas edições, com a participação de 1500 empresas de 33 países, o que representa um aumento de 20% em relação à última edição. Um total de 45 mil metros quadrados úteis de exposição – o que equivale a um crescimento de 10% em relação a 2016 – para dar a oportunidade aos previstos
60 mil profissionais de 110 países de conhecerem a maior diversidade de conteúdos, os produtos de vanguarda e os sistemas mais inovadores desta indústria.

O segmento Fresh Produce – frutas e vegetais frescos; IV e V gama; congelados e desidratados; frutas e vegetais para transformação; The Organic Hub; The Nuts Hub; Lançadeira viveiros – voltará a registar a maior representação, com 70% da oferta da Fruit Attraction, que conta, por sua vez, com um importante peso da Indústria Auxiliar, com 30% – Sementes, fertilizantes, agronutrientes, fitossanitários, viveiros e pré-colheita; Transporte e Logística; Packaging e Rotulagem; Pós-colheita; Smart Agro; Ponto de Venda; Serviços -.

Consolidada como um dos principais eventos internacionais do setor, a Fruit Attraction, contará com uma importante participação de empresas estrangeiras. Neste sentido, à significativa presença de Portugal, juntam-se outros países como a França, com 117 participantes; a Itália, com 113, e os Países Baixos, com 31 empresas. Do mesmo modo, este ano juntam-se ao Salão novos países, como oAfeganistão, a Argélia, a Colômbia, a Grécia, Israel, o Senegal e a África do Sul. Destaca-se também o aumento de participação de países latinoamericanos, com 22 empresas de 8 países.

Em relação a Espanha, confirma-se novamente a aposta das empresas na Feira, que voltará a contar com a presença de praticamente a totalidade das comunidades autónomas produtoras de frutas e vegetais do país – Aragão, Andaluzia, Castela A Mancha, Castela e Leão, Canárias, Catalunha, Comunidade Valenciana, Extremadura, La Rioja, Navarra, entre outras -.

Programa de Compradores e País Importador Convidado

A Fruit Attraction permite oferecer aos participantes uma plataforma de promoção e expansão internacional. Neste sentido, a IFEMA está a realizar um investimento significativo no Programa de Convidados Internacionais, que atrairá a Madrid 1000 compradores de todo o mundo.

A este programa juntou-se a nova iniciativa “País Importador Convidado”, que, com a China e o Brasil como convidados nesta ocasião, atrairá à feira 50 compradores de cada país. Com isto, a Fruit Attraction, com a colaboração do ICEX e do Ministério da Agricultura, favorecerá as relações comerciais entre os países da União Europeia e estes dois mercados extracomunitários, apoiada por um programa completo de mesas redondas, visitas guiadas à Fruit Attraction e sessões de B2B.

Novas áreas de exposição

Para além deste programa, a Fruit Attraction 2017 apresenta-se repleta de novidades. Por um lado, potenciou a sua área Smart Agro que, situada no pavilhão 8, se destina a promover a tecnologia, o conhecimento e a inovação para uma agricultura de precisão, mais eficiente, rentável e competitiva. Nesta ocasião, três dezenas de empresas apostaram neste espaço que, por sua vez, será reforçado com um completo programa de jornadas profissionais.

Por outro lado, incluiu o The Nuts Hub, destinado aos frutos secos, e o Seed Planet, um novo setor direcionado para apresentar as novidades em sementes e variedades vegetais. Introduziu também o Programa Lançadeira, com um formato “ready2exhibit”muito económico concebido para dar visibilidade às novas empresas do setor criadas nos 2 últimos anos. Este inclui, também, um prémio de 12000 euros para o melhor projeto da convocatória. Pelo seu lado, o Fresh´N´Star, o novo programa que inclui todo o diretório de empresas participantes, jornadas e exposição de produto dos dois protagonistas desta edição, que serão a alface e a romã.

Junto a todas estas novidades, o certame reforçou o espaço Organic Hub dedicado às empresas de produtos hortofrutícolas biológicos. Do mesmo modo, mantém as suas já tradicionais áreas, como a Pasarela Innova, uma zona de exposição que inclui cerca de 40 novas variedades de frutas e vegetais, bem como as novidades da Indústria Auxiliar, comercializadas nos dois últimos anos. E Foro Innova, um espaço onde as empresas realizam palestras, apresentações e seminários técnicos relacionados com as suas últimas novidades e soluções para o setor hortofrutícola.

Além disso, a grande festa do setor dará lugar à seção Fruit Fusion, que voltará a representar o espaço gastronómico dentro da Fruit Attraction com apelativas demonstrações e showcookings.

 Programa de Jornadas Técnicas

Um programa completo, com cerca de 200 jornadas técnicas e atividades, fará da Feira o centro de conhecimento para o setor, com sessões caracterizadas pela grande diversidade de conteúdos, bem como pelo alto nível dos participantes e oradores.

Este ano destaca-se o “Global Fresh Market Forum”, que acolherá dois encontros empresariais com o Brasil e com a China, organizados pela FEPEX, em colaboração com o ICEX e o Ministério da Agricultura e realizar-se-á na quarta-feira 18 de outubro no Fruit Forum 9. Também se destacam as jornadas Stone Fruit Attraction –pela APOEXPA-FEPEX; Lettuce Attraction: o mundo dos vegetais de folha –pela mão da PROEXPORT-; Com ou sem produtos fitossanitários?– AEPLA/FEPEX-.

De igual forma, a Feira será marco de realização da VI International Postharvest Unlimited Conference, cujo objetivo é facilitar o diálogo sobre todos os aspetos, relacionados com a qualidade pós-colheita de frutas e vegetais da produção à distribuição e venda.

E acolherá, igualmente, outras jornadas como La granada: novas perspetivas para uma fruta emergente – D.O. P. GRANADA MOLLAR DE ELCHE-; Technology Attraction. Ciência, empresa e revolução tecnológica –BIOVEGEN-; Seed Planet Forum –ANOVE-; Adaptação do setor das árvores de fruta de caroço às alterações climáticas – FECOAM-; A inovação no setor agrifood tornada realidade –AMETIC-, e Cadeias ecológicas em Espanha – REVISTA F&H-

Organizada pela IFEMA e pela FEPEX, a 9.ª edição da Fruit Attraction realizar-se-á nos pavilhões 5, 6, 7, 8, 9 e 10 da Feria de Madrid, de 18 a 20 de outubro, das 9h30 às 19h00, e até às 16h00 no último dia.