Máquinas & Equipamentos

Agritechnica: Prémio Trator do Ano e Melhor Design 2018 para a Valtra

O Valtra T254 Versu com o apoio de braço SmartTouch, ganhou os mundialmente reconhecidos prémios “Trator do Ano 2018” e “Melhor Design 2018” na feira Agritechnica em Hannover (Alemanha). Além disso, o modelo Valtra A114 da nova série A esteve entre os cinco finalistas na categoria “Melhor Utilitário”.

A seleção foi feita por 23 jornalistas independentes, representantes de  24 revistas agrícolas europeias. O “Trator do Ano” é um dos prémios mais prestigiados da indústria, reconhecendo inovação, tecnologia e desempenho, alcançado pela primeira vez pela Valtra.

De acordo com o comunicado da empresa, o júri justificou a sua decisão do prémio “Trator do Ano” da seguinte forma: “A Valtra estabelece um novo padrão em operação intuitiva; O trator em geral oferece elevado nível de conforto, desempenho, eficiência e versatilidade.

O apoio de braço SmartTouch montado como standard, com o ecrã táctil de 9 polegadas, a alavanca de condução inteligente multiuso e o novo joystick hidráulico, oferecem a melhor e mais avançada interface com o utilizador da indústria. Permite ao condutor controlar e ajustar quase qualquer configuração do motor, transmissão, hidráulicos, AutoGuiado, Telemetria, etc. De facto, é uma nova maneira de trabalhar com o terminal do trator”.

Já sobre o prémio Melhor Design do modelo o júri disse ser “incrível como uma marca pode mudar (olhando para há 10 anos atrás). O Valtra Versu T254 com SmartTouch representa um trator com muito estilo, moderno e elegante”.

Para Mikko Lehikoinen, Director de marketing da Valtra Inc, receber estes importantes prémios e reconhecimento de finalista “é incrível e uma excelente continuação dos inúmeros agradecimentos e prémios que nossos modelos de 4ª geração receberam desde que foram lançados pela primeira vez em 2014. O Valtra T254 com o apoio de braço SmartTouch, é a prova do trabalho de desenvolvimento contínuo na Valtra para enfatizar a fiabilidade, a facilidade de utilização e soluções intuitivas, para que os agricultores possam desfrutar de trabalhar com os produtos da Valtra e obter o máximo benefício do rápido desenvolvimento da tecnologia”.

O último modelo da Série T, o Valtra T254 Versu foi lançado em junho deste ano e a entrega aos clientes começou logo em agosto. “O Valtra T254V é uma verdadeira máquina de trabalho para arar e agora com o SmartTouch, traz todas as últimas ferramentas de agricultura de precisão no mesmo interface do utilizador. Com o SmartTouch, a condução com Powershift foi ainda melhorada – conduzir um tractor com Powershift como se fosse um CVT foi o objectivo. Debitando a potência máxima de 271 hp, este é o modelo mais poderoso da série T”, lê-se no documento.

Valtra SmartTouch

O Valtra T254 Versu vem com a nova e fácil de utilizar interface de utilizador SmartTouch. Foi desenhado e projetado na Finlândia, e galardoado com o prémio Red Dot Design em abril de 2017

O SmartTouch possui tecnologia totalmente integrada: Auto-guiamento, Isobus, AgControl e TaskDoc. O novo apoio de braço aumenta a produtividade de qualquer combinação trator-implemento e alivia a carga de trabalho do condutor. Cada condutor e trabalho a executar podem ter um perfil individual colocando todas as configurações no trator em segundos. Todas as alterações de configuração que fizer, exceto nas  configurações do terminal, são automaticamente guardadas no perfil do utilizador ativo.

As funções no terminal de 9 polegadas podem ser acedidas com um máximo de dois toques, e o design torna impossível perder-se no menu.

Alavanca de condução inteligente

O modelo Versu revoluciona a forma como os tratores com Powershift são conduzidos. A velocidade pode ser aumentada empurrando a alavanca de condução e diminuída puxando-a, enquanto mantém aceleração totalmente controlada. Não há nenhum interruptor para mudar entre o modo de alavanca e pedal, já que eles trabalham sempre em sincronia. Conduzir com uma alavanca de condução é um novo recurso que oferece maior flexibilidade ao operador. O Valtra Versu é o único trator no mundo com Powershift dotado de uma alavanca própria de condução.

A transmissão Powershift de 5 passos é completada com quatro gamas principais e duas super-lentas que oferecem 30 velocidades em ambas as direcções. O acionamento é preciso e sem esforço, independentemente de ser feito de forma totalmente automática ou manualmente com a alavanca de condução. O modelo também possui a funcionalidade Valtra Hill-Hold, permitindo um fácil arranque apenas com o pedal do acelerador, mesmo a subir, e o revolucionário assistente hidráulico patenteado, oferecendo automaticamente maior débito hidráulico, tanto estacionário ou em condução, sem afetar a velocidade de condução.

Tal como noutros modelos da 4ª geração da Valtra, será também standard no T254 Versu o conforto, durabilidade, versatilidade, design escandinavo, elevada funcionalidade e excelente visibilidade.

O modelo também pode ser equipado para atender às necessidades de qualquer cliente, sem esquecer o sistema de condução inversa TwinTrac da Valtra ou a cabine SkyView com visibilidade traseira.