Evento realizado Hortofruticultura

Consumo de Frutos Tropicais cresce na Europa

Os principais players mundiais da produção e mercado do abacate e manga vão juntar-se na MacFrut para integrar um evento internacional único: o Congresso de Fruta Tropical, o primeiro encontro europeu sobre estas frutas exóticas que terá lugar no centro de Exposições de Rimini (Itália), nos dias 10 e 11 de maio de 2018

O foco nestes dois dias de evento será examinar as tendências de mercado, consumo e comércio, mas também desenvolvimentos científicos, tecnologias e métodos de venda de produtos cuja procura está a crescer no mercado global. Abacates e mangas serão as “estrelas” do Congresso até porque são os maiores protagonistas do boom de fruta exótica na Europa. O Fórum incidirá nos mercados italiano, alemão e francês.

À medida que cresce o interesse por estes frutos, os dados disponíveis confirmam a tendência. Nos úçtimos anos o consumo de abacate cresceu significativamente nos mercados europeu e norte americano. De acordo com os dados da Organização Mundial do Abacate (WAO), mais de 350 mil toneladas de abacate foram consumidas na Europa em 2015. Em 2016 o consumo cresceu 10% e, para 2017, perspetiva-se um crescimento superior a 15%. Este ano o consumo de abacate cresceu exponencialmente em Itália, alcançando os 76%.

O mesmo de aplica à manga, reconhecida como um dos frutos tropicais por excelência. A produção mundial de manga atinge 40 milhões de toneladas e está concentrada sobretudo na índia, China, Tailândia, Indonésia, Malásia, Paquistão, Filipinas, Austrália, Nigéria, África do Sul, México, Brasil e Peru. Por outro lado, os principais importadores de manga são os Estados Unidos da América e a Europa. O consumo de manga também está a crescer por todo o mundo, especialmente em Itália onde atingiu dois dígitos, com volumes a subirem 22% no primeiro trimestre de 2017

Os oradores do Encontro serão os especialistas mundiais nestes frutos, nomeadamente: Xavier Equihua, CEO da WAO, Leonardo Ortega, diretor de investigação no National Mango Board (USA), Carlos Crisosto, da Universidade de Califórnia – Davis, Daniel Bustamante Canny, vice-presidente dof Prohass Peru, Enrique Colilles, diretor geral da Trops, a maior cooperativa espanhola a produzir mangas e abacates e ainda Emiliano Escobedo, CEO da California’s Hass Avocado Board.

O Tropical Fruit Congress is organised by Cesena Fiera. The sponsors of the event confirmed so far include AgroFresh, Aweta, Ghelfi, Graziani, Mc Garlet, Nespak, Sermac, Spreafico, T.R. Turoni, Turatti and World Avocado Organization.

Mais informações aqui.