Inovação Investigação Tecnologia

Wisecrop: O Sistema Operativo da Agricultura

Com uma crescente responsabilidade sobre os ombros, o Agricultor precisa de um acesso rápido e fácil à maior quantidade de dados possível, de forma a encontrar a solução ideal para os diferentes problemas com que é confrontado. As soluções tecnológicas na agricultura são abundantes, mas é necessário sobretudo encontrar aquela que garanta um rápido ROI (Retorno do Investimento).

O Wisecrop é o Sistema Operativo (SO) da Agricultura. Uma solução que agrega as mais variadas soluções tecnológicas numa única interface online, simples e intuitiva, para uma gestão otimizada da exploração agrícola. Este SO da Agricultura assenta em três pilares: As Aplicações, os Dispositivos e os Serviços.
São diversos os equipamentos que podem recolher dados da exploração: tratores agrícolas, sistemas de rega, estações meteorológicas ou sondas de humidade do solo. Todos estes dados são agregados no Wisecrop para que cada Aplicação os processe, oferecendo indicadores fáceis de interpretar. Por existirem diversas realidades específicas, a quantidade de soluções que pode ser integrada é cada vez maior. É do contacto com os Agricultores que resultam as integrações de novas soluções, conforme o que é necessário.
Para além da monitorização em tempo real, existem também dados recolhidos pontualmente e serviços subscritos em determinados momentos, que são essenciais para uma gestão otimizada do negócio agrícola. Exemplos disso são serviços de Previsão Agrometeorológica, Análises Laboratoriais ou imagens espectrais recolhidas através de Drones ou Satélites. Na Loja Wisecrop poderá encontrar estes serviços num catálogo com cada vez mais soluções e que permitem ao Produtor requisitá-los rapidamente, com a confiança que os resultados ficarão automaticamente integrados no Wisecrop, de forma organizada e prontos a serem utilizados em qualquer altura.

Autor: Tiago Sá || CEO & Co-Founder

Para ler na íntegra na Voz do Campo n.º 2010 (dezembro 2017)