Evento Inovação Investigação

Fronteiras da biotecnologia e da microbiologia em discussão no Microbiotec17

Evento, organizado pela Escola Superior de Biotecnologia, é promovido pelas Sociedades Portuguesas de Microbiologia e de Biotecnologia. 

De 7 a 9 de dezembro o Microbiotec apresenta na Católica Porto, os mais recentes avanços do conhecimento nas áreas da biotecnologia e microbiologia, avaliando as suas implicações na saúde, alimentação e ambiente. O congresso – organizado pela Escola Superior de Biotecnologia (ESB) da Católica Porto e promovido pelas Sociedades Portuguesas de Microbiologia e de Biotecnologia, de dois em dois anos – coloca, ainda, em debate, as parcerias Universidade-Empresa, um assunto central nas atuais políticas para a investigação científica.

O congresso, caracterizado pela atualidade, qualidade dos trabalhos apresentados e por uma marcada interdisciplinaridade, aborda temáticas que vão desde as mais inovadoras tecnologias alimentares aos grandes desafios de saúde pública, passando pela sustentabilidade ambiental ou economia circular. O encontro traz ao Porto vários cientistas de renome, nomeadamente Michael Gilmore (Harvard Medical School) e Laurent Poirel (University of Fribourg), reconhecidos especialistas mundiais em resistência a antibióticos, um problema reconhecido pela Organização Mundial de Saúde como uma das maiores ameaças à saúde humana na atualidade. Outros cientistas, como Per Nielsen (Aalborg University), prometem revelar novidades sobre a matéria negra microbiana, abrindo os horizontes sobre um vasto mundo microbiano ainda desconhecido.

A importância das parcerias Universidade-Empresa na geração de riqueza e bem-estar para a sociedade será, também, um tema em destaque neste congresso que reunirá, numa mesa redonda, empresários e gestores de investimento nestes domínios. O encontro assume-se como uma plataforma de colaboração entre investigadores nacionais e internacionais, bem como com os diversos setores da sociedade. O congresso decorre no campus Foz da Católica Porto.

Mais informações aqui.