Formação Sanidade vegetal

Dgav promove formações sobre Xylella fastidiosa no Alentejo

A DGAV tem programadas duas ações de formação sobre Xylella Fastidiosa para os próximos dias no Alentejo. Uma acontece já amanhã (dia 13) em Moura, na Cooperativa Agrícola e a outra no dia seguinte em Elvas, na Escola Superior Agrária.

Os objetivos destas ações passam por dotar os participantes de conhecimentos sobre a situação atual de Xylella fastidiosa na UE, hospedeiros, sintomas e vias de transmissão com vista à realização de prospeções em plantas hospedeiras. Visam igualmente dotar os participantes de competências no âmbito de colheita e identificação (triagem) de potenciais vetores de Xylella fastidiosa. Procura ainda clarificar os participantes sobre os procedimentos de colheita/acondicionamento/codificação de amostras em diversos hospedeiros e de potenciais vetores, tal como dotá-los de conhecimentos sobre os procedimentos de comunicação e articulação com as entidades oficiais.

Destinam-se a Técnicos das Associações de produtores, responsáveis técnicos de Garden Centres, de empresas de jardinagem e dos espaços verdes das Câmaras Municipais.

A metodologia passa por uma componente teórica em sala e uma componente prática em cenário real em olival e áreas urbanas, em locais a indicar pela DRAP.

Mais informações aqui.