Olival & Azeite

Bloggers e jornalistas estrangeiros no Alentejo para conhecer o azeite

 O Azeite do Alentejo vai estar em destaque esta semana durante uma visita de bloggers e jornalistas estrangeiros à região, organizada pelo Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (CEPAAL).

Entre 13 e 15 de dezembro, o grupo de seis participantes oriundos do Brasil, Alemanha e Canadá vai visitar olivais e lagares, conhecendo de perto os produtores de azeite e todo o processo de produção. Durante a viagem terão ainda a oportunidade de experimentar a gastronomia local, onde o azeite tem um papel de destaque.

O Alentejo produz cerca de 76% do azeite em Portugal. Nos últimos 15 anos, a região ganhou mais 50 mil hectares de olival, facto determinante para o crescimento da produção nacional de azeite.

A visita de bloggers e jornalistas estrangeiros é organizada no âmbito do projeto de “Promoção do Azeite do Alentejo nos Mercado Externos”, com o qual o CEPAAL pretende reforçar a sua estratégia de promoção externa e dar a conhecer o Azeite do Alentejo e as empresas produtoras a novos mercados. O objetivo é contribuir para o aumento das exportações e da visibilidade coletiva deste produto e dinamizar a economia da região, conferindo uma maior competitividade ao setor.

Ao longo de 2018 estão ainda previstas várias ações de promoção e degustação de azeites junto de retalhistas, grossistas e consumidores, bem como a participação em certames estratégicos do setor alimentar nos países identificados como prioritários (Brasil, Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Suécia e Dinamarca).

O projeto “Promoção do Azeite do Alentejo nos Mercado Externos” é co-financiado pelo Alentejo 2020, no âmbito do Programa Operacional Regional do Alentejo. O investimento total é de 320.682 mil euros, dos quais 256.546 mil euros são provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).