Floresta

Inovação de Produtos Florestais Não Lenhosos tem mão portuguesa

Parceiros de oito países (entre os quais a UNAC – União da Floresta Mediterrânica) reuniram-se em Barcelona para a reunião inicial do projeto INCREdible – Redes de Inovação de Produtos Florestais Não Lenhosos na Bacia Mediterrânica.

Coordenado pela EFIMED o INCREdible é um projeto colaborativo europeu financiado pelo H2020, que envolve 13 parceiros de 8 países (Portugal, França, Espanha, Itália, Grécia, Tunísia, Bélgica e Croácia).

Tem como objetivo a criação de redes de inovação e transferência de conhecimento sobre produtos florestais não lenhosos (PFNL), colaborando no desenvolvimento de modelos de negócios inovadores e estratégias económicas inclusivas para as regiões rurais.

O INCREdible vai desenvolver 5 redes de inovação (iNets) em áreas significativas para os PFNL mediterrânicos: cortiça; pinhões e bagas; resinas; cogumelos e trufas; e plantas aromáticas e medicinais. Cada iNet irá reunir e compartilhar as melhores práticas relacionadas com a produção, transformação e comercialização dos PFNL.

A UNAC foi o parceiro escolhido para coordenar a iNetCORK, sobre a cortiça. Mais informações sobre o projeto aqui.