Evento realizado Hortofruticultura

Certame internacional focado no espargo chega em outubro

O espargo vai ser o foco de um novo evento internacional que terá lugar de 16 a 18 de outubro no renovado Centro de Exposições Cesena Fiera (Itália).

Os três dias de feira vão contar com várias iniciativas distintas. Em primeiro lugar a exposição, com participantes de todo o mundo. Paralelamente um programa de conferências sobre questões agronómicas, comerciais, estratégicas e técnicas, focadas especialmente em aspetos relacionados com técnicas de baixo impacto ambiental e variedades. Haverá igualmente uma série de demonstrações em campo que vão acontecer na área adjacente à Cesena Fiera. Por último, mas não menos importante, realizar-se-ão passeios técnicos com visitas a grandes produtores de espargos na região Emilia-Romagna.

Esta parceria nasce entre a Cesena Fiera, organizadora da MacFrut e Chistian Befve, um dos principais especialistas mundiais em espargos.

Enquanto consultor de agronomia e vendas para muitas empresas em 30 países diferentes, Befve tem uma experiência de três décadas no cultivo deste vegetal, sendo internacionalmente reconhecido como especialista nesta matéria.

Atualmente são cultivados 210 mil hectares de espargos em todo o mundo, dos quais 7500 em Itália, sendo os principais produtores mundiais o Peru e a China. De referir ainda que a procura mundial está a crescer, tal como os preços. Toda a cadeia está interessada em aumentar a qualidade além de promover este produto no mercado de forma mais efetiva.

O evento vai abordar toda a cadeia, nomeadamente empresas de sementes, viveiros de plantas, fabricantes de máquinas de colheita, mas também produtores de tecnologia para calibração e processamento de armazém, embalagens (…).