Olival & Azeite

Olivum ultrapassa pela primeira vez 400 milhões de kg de azeitona

 Os olivicultores associados da Associação de Olivicultores do Sul (Olivum) foram responsáveis nesta campanha de 2017/18 pela produção de mais de 400 milhões de kg de azeitona – um crescimento acima dos 10% esperados em relação ao ano anterior, muito pelo resultado de novos olivais estarem a entrar em produção. Do total produzido nesta campanha pelos associados da Olivum, 95% é azeitona para azeite e cerca de 5% é azeitona destinada a conserva.

De acordo com o comunicado da Associação, os associados tiveram nesta campanha um contributo que ultrapassou os 250 milhões de euros no produto agrícola nacional, tornando-se uma das principais referências no mundo agrícola de Portugal.

Registe-se ainda que quase toda a azeitona produzida nesta campanha foi de acidez muito baixa, ou seja virgem extra, originando azeite virgem-extra, de qualidade superior, e desta forma mais valorizado nacional e internacionalmente pelos consumidores.

Com este crescimento, ” na atual campanha os associados da Olivum tornaram-se responsáveis por mais de 75% da produção nacional de azeitona ajudando Portugal a recuperar o seu nome de prestígio no panorama olivicultor mundial. A Olivum tem cerca de 200 empresas associadas e representa na região do Alentejo mais de 30.000 ha de olivais, que têm tido a capacidade de criar novo emprego na região e atrair novos talentos para o sector agrícola”, lê-se ainda no documento.