Desenvolvimento Local Evento realizado

UTAD vai debater o Turismo do Douro

Os agentes turísticos da região do Douro e os investigadores da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) responsáveis do projeto DOUROTUR vão participar, no próximo dia 10 de janeiro, num seminário intitulado “O turismo do Douro visto de dentro e de fora”. O objetivo é confrontar o conhecimento científico com a visão prática dos agentes turísticos, debatendo os progressos e os resultados já obtidos em ano e meio de atividade na região no domínio do turismo sustentável para o desenvolvimento.

O seminário decorrerá no auditório de Ciências Florestais e será aberto, pelas 9h, pelo Reitor da UTAD. Os vários investigadores do Centro de Investigação CETRAD, organizador do evento, farão depois a apresentação geral dos resultados do projeto DOUROTUR, seguindo-se os trabalhos em torno de dois painéis (“A oferta, a procura e os efeitos do turismo no Douro” e “A imagem turística do Douro e marketing digital para o turismo no Douro”).

O programa do seminário incluirá ainda intervenções de especialistas convidados das universidades de Ku Leuven (Bélgica) e de La Laguna (Espanha), assim como a apresentação de vídeos promocionais do turismo do Douro.

Programa:

8.30 H: Receção de participantes

9.00 H: Sessão de abertura e boas-vindas: António Fontainhas (Magnífico Reitor da UTAD), Alberto Baptista (Pró-Reitor para os projetos estruturantes da UTAD), Manuel Luís Tibério (Presidente da Escola de Ciências Humanas e Sociais da UTAD), Timothy Koehnen (Diretor do CETRAD), Xerardo Pereiro (coordenador do projeto Dourotur);

9.30 H: Conferência de abertura de Noel Salazar (Ku Leuven Université – Bélgica): Mobilising imaginaries in tourism . Apresenta: Lorenzo Bordonaro (UTAD- CETRAD)) 10.30 H: Apresentação geral de resultados do projeto Dourotur, Edgar Bernardo e Vítor Rodrigues (UTAD- CETRAD) 11.00 H: Intervalo – café (organizado por Casa Lapão);

11.15 H: Painel I: A oferta, a procura e os efeitos do turismo no Douro. Apresentam: Xerardo Pereiro, Ana Paula Rodrigues e Luzia Oca (UTAD – CETRAD). Comentários de: Alexandre Guedes (Turismo do Porto e Norte de Portugal), Teresa Albuquerque (Casa de Mateus).

13.00 H.: Almoço 14.30 H: Conferência de Agustín Santana (Universidad de La Laguna Espanha): Construir o turismo do futuro. Apresenta: Nieves Losada (UTAD- CETRAD);

15.30 H: Painel II: A imagem turística do Douro e marketing digital para o turismo no Douro. Apresentam: Carlos Marques, Octávio Sacramento, Mário Sérgio Teixeira, Ramiro Gonçalves, Maximino Bessa (UTAD – CETRAD). Comentários de: João Silva (Diretor do Museu de Vila Velha – Vila Real), Alberto Tapada (Secretário Geral da AETUR).

16.45 H: Intervalo – café (organizado por Casa Lapão)

17.00 H: Apresentação de vídeos Dourotur de promoção turística do Douro e da “Versão Demo do protótipo de Realidade Virtual sobre o Douro”. Apresentam: Maximino Bessa (Laboratório de Realidade Virtual da UTAD), bolseiros Dourotur (UTAD – CETRAD). 18.00 H: Relatório – sumário – conclusões da sessão. Apresenta: Xerardo Pereiro (coordenador do projeto Dourotur).