Ambiente Inovação

Green Projects Awards atribuem Menção Honrosa à Smart Farm

A SMART FARM foi distinguida com Menção Honrosa, na categoria “agricultura”, no decorrer da edição de 2017 dos Green Project Awards. A primeira quinta inteligente em território nacional, projeto da Anipla desenvolvido em parceria com a Companhia das Lezírias, integrou a lista de finalistas ao prémio e subiu ao palco para receber a menção honrosa, vendo assim reconhecido o seu papel pioneiro a nível nacional para as áreas da inovação técnica e científica no contexto da produção agrícola sustentável.

António Lopes Dias, Diretor Executivo da ANIPLA, diz ser com grande orgulho que “a ANIPLA recebe esta distinção pela SMART FARM, para uma tão notável categoria como é a “Agricultura”. Este é um projeto de derradeiro interesse, desde o início, graças à confiança e dedicação de uma equipa excecional que tem conseguido trazer para a Companhia das Lezírias o que de melhor se faz ao nível europeu nas áreas da agricultura e sustentabilidade, fomentando a produtividade e competitividade pela eficiência na utilização dos recursos. Numa altura em que aumentam as campanhas destinadas a atacar a agricultura, e assim o trabalho diário de milhares de agricultores europeus, não poderia o setor receber melhor notícia sobre o reconhecimento público e suporte a projetos que unem produtores e população em geral, para um tema do interesse de todos: defender a nossa agricultura e produção sustentável, cuidando dos recursos naturais”

A SMART FARM foi inaugurada em novembro de 2016 e foi pensada para receber a visita de profissionais e do público em geral, colmatando a necessidade de reunir, num único local, as mais recentes inovações da tecnologia e da ciência ao serviço da agricultura, num espaço pensado para a experimentação e a aprendizagem prática da implementação das Boas Práticas Agrícolas (BPA). Assenta em 4 áreas fundamentais – a água, a alimentação, a saúde e a biodiversidade – é um local de referência no âmbito da promoção e divulgação das técnicas, tecnologias, equipamentos e melhores práticas para a proteção das plantas.

Os Green Project Awards celebram esta ano a 10.ª edição e são uma iniciativa de referência nacional. Organizados pela Agência Portuguesa do Ambiente, a GCI e a Quercus ANCN, têm como objetivo principal reconhecer publicamente as boas práticas em projetos que promovam o desenvolvimento sustentável nacional.

A cerimónia de entrega dos prémios teve lugar no decorrer da conferência “Cidadania e o Futuro da Sustentabilidade”, realizada em conjunto com a Câmara Municipal do Porto e a Lipor, na Alfândega do Porto. Os prémios atribuídos distribuem-se por dez categorias por forma a distinguir o que de melhor se faz em Portugal na área da inovação para a promoção de boas práticas ambientais.

Para o prémio na categoria ‘Agricultura’, estavam também nomeadas como finalistas: a ASFERTGLOBAL com o projeto Kiplant iNmass; a Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra com o projeto Ervas Daninhas; a Câmara Municipal da Maia com o projeto Agricultura Biológica na Quinta da Gruta; a Câmara Municipal de Serpa com o projeto CCBIO – Centro de Competências da Agricultura Biológica e dos Produtos no Modo de Produção Biológico; o Ecocenter com o projeto Hidroponia e Agricultura e Urbana; a Fromageries BEL Portugal com o projeto Leite de Pastagem Terra Nostra; a G2Gi – Indoor Farming Solutions com o projeto Grow to Green; a Marca – Associação de Desenvolvimento Local com o projeto Viveiros de espécies autóctones.