Evento realizado Máquinas & Equipamentos

Especialistas alertam para os perigos da condução de máquinas agrícolas

Em iniciativa conjunta da CONFAGRI com a sua associada Caixa  de Crédito Agrícola do Douro e Côa e com o Centro de Gestão da Empresa Agrícola da Região Sul, vai realizar-se, no próximo dia 18 de janeiro, mais uma Sessão de Esclarecimento sobre o tema “Conduzir e operar com o Trator: Prevenção de acidentes, segurança e outras obrigações legais”.

Esta iniciativa, que terá lugar no Auditório da Caixa de Crédito Agrícola do Douro e Coa, em S. João da Pesqueira, pelas 14:30 horas, está a ser promovida pela CONFAGRI em colaboração com as Organizações Agrícolas por diversos pontos do país, tendo em conta que os acidentes de trabalho que resultam desta atividade continuam a representar a principal causa de morte do setor. Este conjunto de sessões de esclarecimento têm como objetivo alertar para os perigos inerentes ao manuseio e condução destes veículos e, deste modo, fazer baixar estas taxas de sinistralidade com tratores que, pelas vidas que se perdem, são absolutamente inaceitáveis.

Esta iniciativa vai contar com a participação de um Técnico da ACT (Autoridade para as Condições de Trabalho) que fará uma apresentação sobre a prevenção de acidentes na operação com tratores e máquinas agrícolas e as obrigações legais em matéria de segurança e saúde no trabalho; um Agente da GNR (Guarda Nacional Republicana), que irá abordar as Disposições legais, estatísticas de acidentes e conselhos úteis na condução e uso de tratores e máquinas agrícolas, bem como de um Técnico da CONFAGRI para esclarecer as dúvidas sobre Formação obrigatória para a condução e operação com tratores.