Ambiente

União Europeia lança estratégia para reduzir consumo de plástico

Por ano os europeus geram 25 milhões de toneladas de resíduos de plástico, das quais menos de 30% são recolhidas para reciclagem.

Os plásticos constituem 85% do lixo encontrado nas praias de todo o mundo e, inclusivamente, chegam aos pulmões e à mesa de jantar dos cidadãos, sob a forma de microplásticos, que pairam no ar e se encontram na água e nos alimentos, sendo desconhecidas as suas implicações para a saúde. Com a nova estratégia europeia para os plásticos, o objetivo será enfrentar este problema até ao ano de 2030.
A estratégia para os plásticos alterará o modo de conceção, produção, utilização e reciclagem dos bens fabricados na União Europeia.
A nova abordagem trará consigo novas oportunidades para a inovação, a competitividade e a criação de emprego. Juntamente com a Estratégia para os Plásticos, a Comissão Europeia adotou o Quadro de Monitorização, composto de dez indicadores essenciais, que cobrem todas as fases do ciclo e darão a medida do progresso na transição para uma economia circular aos níveis da União Europeia e nacionais.