Política Agrícola

Técnicos da CONFAGRI definem estratégias de intervenção

A CONFAGRI realizou no final de janeiro, em Coimbra,  o seu Encontro Nacional de Técnicos das Organizações Agrícolas agrupadas à Confederação. Uma iniciativa que contou a presença do Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural e do Presidente da Comissão da Agricultura da Assembleia da República, entre outras individualidades, e com a presença de cerca de 400 Técnicos e Dirigentes das referidas Organizações.

Tal como nos anos anteriores, este Encontro teve como objetivos principais propiciar informação atualizada sobre as principais áreas em que a CONFAGRI e as suas Organizações associadas e protocoladas intervêm, promovendo a interação com os diversos organismos responsáveis pelas respetivas áreas de intervenção; definir as estratégias de atuação conjunta, bem como prestar o reconhecimento e agradecimento público da CONFAGRI a todas as Organizações e aos seus Técnicos pelo inestimável trabalho que têm desenvolvido em parceria com a Confederação.

Este ano, o já tradicional Encontro teve o seu expoente máximo na sentida homenagem à recentemente falecida Secretária-Geral Adjunta Eng.ª Maria Antónia Figueiredo, figura incontornável do movimento cooperativo, dos agricultores e de todo o setor agrícola nacional, a quem foi atribuída a Medalha de Honra da Agricultura, pelo Ministro da Agricultura.

Houve ainda lugar ao reconhecimento do mérito das suas Organizações e Técnicos que mais se destacaram e palavras de gratidão e encorajamento a todos pelo esforço e dedicação aos agricultores e à agricultura.

Em jeito de balanço, para a CONFAGRI, “o Encontro revelou-se uma importante jornada, bastante participada, produtiva e justificadamente emotiva, que contribuiu para o estreitar de laços e aprofundar de estratégias entre as Organizações Agrícolas e a CONFAGRI.  O Encontro revelou ainda que esta estrutura possui uma acrescida motivação e está  preparada para os desafios da Campanha de Recolha de Ajudas ao Rendimento aos Agricultores 2018/2019, que está prevista iniciar em meados de fevereiro”.