Cereais

Colóquio Nacional do Milho apresenta Estratégia Nacional para a Promoção da Produção de Cereais

O 9º Colóquio Nacional do Milho reuniu mais de 450 especialistas nacionais e internacionais num debate alargado sobre a situação atual e perspetivas futuras do mercado do leite.

Num momento em que o setor nacional e europeu do leite atravessa uma profunda crise, a ANPROMIS – Associação Nacional dos Produtores de Milho e Sorgo pretende contribuir com uma reflexão sobre as estratégias necessárias para que o mercado dos laticínios alcance um equilíbrio de longo prazo. Participam no debate especialistas nacionais e internacionais, em representação da produção e da distribuição de leite e responsáveis pelas políticas públicas do setor.

O milho é por excelência a base da dieta alimentar das vacas leiteiras. No Colóquio estão a ser abordados os desafios técnicos da produção de milho silagem na perspetiva do aumento da rentabilidade das explorações leiteiras e da melhoria da qualidade do leite, intimamente relacionada com a qualidade do milho. O Colóquio servirá ainda como rampa de lançamento da Estratégia Nacional para a Promoção da Produção de Cereais, um documento de orientação que a fileira dos cereais propõe para os próximos 5 anos, numa ótica do necessário aumento do grau de auto-aprovisionamento em cereais, que ronda atualmente os 30%, sendo um dos mais baixos da União Europeia.

O Grupo de Trabalho para a Promoção da Produção Nacional de Cereais, criado por Despacho do Ministro da Agricultura em Junho de 2017, tem como missão propor a estratégia nacional e o plano de ação para a promoção do desenvolvimento da cultura dos cereais em Portugal, visando inverter a tendência de diminuição da produção que se verificou nos últimos anos.