Empresas & Produtos Vinha & Vinho

Fungicida biológico VINTEC registado para a proteção da vinha contra doenças do lenho

A Belchim / Bi-Pa, empresa multinacional de inovação presente em Portugal, obteve recentemente a autorização de venda para o produto VINTEC por parte da DGAV. Trata-se de um fungicida destinado à proteção das Vinhas já instaladas e em viveiro, contra as doenças do lenho: Esca, BDA e Eutipiose. O produto está agora disponível para os viticultores nacionais e pode ser utilizado em agricultura biológica.

“As doenças do lenho são uma preocupação crescente dos viticultores nacionais, provocando prejuízos significativos com impacto na rentabilidade e na qualidade da produção. São potencialmente um problema de todos, pois são doenças que atacam independentemente das regiões, castas ou idade das cepas”, salienta Carlos Reis responsável da Belchim em Portugal. “O VINTEC, produto de origem natural vem responder às necessidades dos viticultores, que até agora só dispunham maioritariamente de meios culturais para o combate às doenças do lenho, enquadrando-se nas modernas exigências de uma viticultura sustentável, dado poder ser utilizado em agricultura biológica.”

O VINTEC é um fungicida inovador, composto por uma única estirpe de Tricoderma atrovide SC1, proveniente da madeira, que, sendo um ecossistema semelhante ao do lenho da videira, tem como consequência uma penetração e colonização mais rápida e eficiente, assegurando uma proteção mais eficaz e prolongada da videira.  A empresa sugere a aplicação de VINTEC a 200g/ha, devendo repetir-se a aplicação todos os anos após a poda. Pode ser aplicado com os equipamentos de aplicação convencionais, com ou sem recuperação de calda. Para a Belchim, “a excelente qualidade de formulação, permite que, uma vez em suspensão, o produto fique imediatamente disponível para ser aplicado, sem implicar tempos de espera”.