Evento realizado Floresta

Apostar na Prevenção e “Cuidar da Floresta” é lema em Barcelos

Apostada na urgência da prevenção dos fogos florestais, a Cooperativa Agrícola de Barcelos, associada da CONFAGRI, vai realizar amanhã (14 de fevereiro), pelas 14h00, um Colóquio subordinado ao tema “Cuidar da Floresta em Barcelos”, no Auditório do Município.

Em comunicado a CONFAGRI apresenta os números do ICNF – Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, segundo os quais se registaram 16.981 ocorrências (3.653 incêndios florestais e 13.328 fogachos), que resultaram em 442.418 hectares de área ardida de espaços florestais, povoamentos (264.951 ha) e matos (177.467 ha).

São números que justificam a urgência e importância desta iniciativa, pioneira junto dos agricultores e proprietários florestais. Além de dar a conhecer o Plano Municipal de Defesa da Floresta de Barcelos contra incêndios, esta ação permitirá demonstrar o que são os bons exemplos de povoamentos florestais. Esta ferramenta facultará know-how aos agricultores para se tornarem mais responsáveis e, logo, mais sustentáveis, trabalhando numa perspetiva de dar à floresta o seu devido valor a nível económico, ambiental e social.

José Júlio Costa, Presidente da Cooperativa Agrícola de Barcelos, refere que “a Cooperativa tomou a iniciativa deste colóquio dado que o assunto é de crucial importância, em virtude da devastação do património florestal que temos vindo a assistir nos últimos anos, em particular no ano de 2017 e pela necessidade de operacionalizar um conjunto de ações estabelecidas na legislação recentemente publicada. Tivemos um forte apoio por parte da Câmara Municipal de Barcelos, que abraçou desde logo esta nossa iniciativa, bem como as demais entidades ligadas à temática no concelho. “

O Presidente da Cooperativa adianta ainda que “a maioria dos proprietários florestais no concelho são também agricultores, a quem dirigimos os nossos serviços e temos por objetivo mantê-los devidamente informados e, nesta acção em particular, apoiá-los no plano de gestão florestal, na certificação florestal e na segurança no trabalho que desempenham. ”

A CONFAGRI e a FENAFLORESTA apoiam a iniciativa, pois, como refere Francisco Silva, Secretário-Geral da CONFAGRI “iniciativas bem estruturadas como esta, com a envolvência das entidades locais com responsabilidade nas questões inerentes à gestão da floresta, em defesa dos agricultores e dos produtores florestais, têm de ser apoiadas e impulsionadas”.