Inovação Investigação

Fraunhofer aposta na investigação na área da Agricultura de Precisão

Passados 10 anos do primeiro entendimento para a criação de um centro de investigação Fraunhofer em Portugal, será assinado um acordo para a expansão da presença da maior organização de investigação aplicada na Europa em Portugal.

Durante o Conselho de Ministros da próxima quinta-feira, 15 de fevereiro, a sociedade alemã Fraunhofer-Gesellschaft e a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) vão assinar um memorando de entendimento que não só renovará o programa de investigação aplicada em Portugal, como irá servir de base à criação de novos polos dedicados à investigação na área da Agricultura de Precisão nas universidades de Trás-os-Montes e Alto Douro e Universidade de Évora.

O primeiro acordo entre a Fraunhofer-Gesellschaft e a FCT foi assinado em 2007 e possibilitou a criação da Fraunhofer Portugal e, simultaneamente, a criação do primeiro Centro de I&D Fraunhofer em Portugal: o Fraunhofer Portugal AICOS (Fraunhofer Portugal Research Center for Assistive Information and Communication Solutions), o primeiro centro Fraunhofer na Europa fora da Alemanha.

Neste que é o ano do seu 10º aniversário, a Fraunhofer Portugal expande a sua atuação, com um modelo de comprovado sucesso que permite à instituição levar a cabo investigação aplicada com utilidade direta para empresas privadas e públicas, e para a sociedade como um todo.

Ao longo destes 10 anos, o Fraunhofer Portugal AICOS tem vindo a afirmar-se como um centro de I&D de referência no panorama nacional, tendo desenvolvido e criado soluções de base tecnológica inovadoras, na área das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), com impacto significativo nas populações mais idosas e de zonais rurais e em desenvolvimento.

A mais recente aposta da instituição passa por explorar a sinergia entre a agricultura e a tecnologia. O setor agroindustrial tem vindo a abrir portas a novas tecnologias que permitem o aumento da produtividade, uma utilização mais eficiente dos recursos e maior competitividade. Para dar resposta a este novo paradigma, e garantir que Portugal permanece na vanguarda da revolução tecnológica do setor que está a acontecer a nível Europeu e global, a Fraunhofer Portugal vai impulsionar uma parceria estratégica que promete servir de estímulo à transformação do setor agroindustrial em Portugal.