Agropecuária Evento realizado

Cooperativa Agrícola de Bebedouro comemora 50 anos

A Cooperativa Agrícola de Bebedouro, associada da CONFAGRI, celebra no próximo sábado, 3 de março, o seu 50.º Aniversário, numa Cerimónia que inclui uma Sessão Solene com a presença do Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Capoulas Santos.

Nas palavras de José Marques, Presidente da Cooperativa, “nesta data em que se assinala a comemoração do meio século desta Cooperativa queremos, em conjunto com os nossos associados, celebrar de forma a distinguir a contribuição da Cooperativa Agrícola de Bebedouro para o desenvolvimento da freguesia e da região ao longo destes 50 anos de existência. Os nossos sócios reconhecem o papel da Cooperativa na dinamização do setor, bem como o ter conseguido usufruir do período áureo do ouro branco (leite), que fez da nossa terra, uma das maiores produtoras do país. À Cooperativa, enquanto Associação de Produtores, compete dar resposta às necessidades dos Associados com vista à manutenção das atividades que desempenham com criação de riqueza.

O Presidente da CONFAGRI, Manuel Santos Gomes, que participará nas Comemorações, refere que “A Cooperativa Agrícola de Bebedouro, neste 50.º aniversário está de parabéns, não só pelo espírito empreendedor que sempre demonstrou em defesa dos produtores de leite da região, mas também pela vitalidade demonstrada na iniciativa desta comemoração.”

Programa da Cerimónia

A cerimónia decorre nas instalações da Cooperativa, no Amieiro – Arazede (Concelho de Montemor-o-Velho) e terá início a partir das às 10h00, com a receção dos convidados. Segue-se a Entrega dos Prémios de Mérito aos Ex-Diretores da Cooperativa, aos 25 funcionários mais antigos, aos 5 produtores associados mais antigos e aos 5 maiores produtores associados da Cooperativa.

Um pouco de história da Cooperativa Agrícola do Bebedouro

A Cooperativa Agrícola do Bebedouro iniciou a sua atividade em 1968, perfazendo em 2018, 50 anos de existência. Na sua génese esteve uma vontade muito forte de um grupo de agricultores que, bem orientados, conseguiram atingir o objetivo desejado. Desde a sua constituição, a Cooperativa sempre teve presente o voluntarismo, o espírito de entreajuda, a capacidade de inovar e mesmo de inventar, traduzindo uma grande vontade de servir os seus associados e a sua região, auxiliando na resolução dos seus problemas e promovendo o seu desenvolvimento económico.

A produção de leite foi, desde o início da Cooperativa, a atividade mais significativa na região. Assente, inicialmente, sobretudo nas salas Coletivas que albergavam um grande número de produtores, passou, gradualmente, para Estábulos Individuais, bem dimensionados e sempre equipados com sala de ordenha e refrigeração. A melhoria da qualidade do leite entregue à Lacticoop (colaboração iniciada em 1978) foi sempre apanágio da Cooperativa.

A área comercial procurou sempre abranger as necessidades dos Associados que também produziam carne, milho e arroz, hortícolas e algumas frutícolas. Assim, comercializam-se sementes, adubos, rações, pesticidas e medicamentos, equipamentos e também combustíveis.

A Cooperativa tem procurado, ainda, prestar os serviços indispensáveis à atividade dos seus Associados, nomeadamente a Clínica Veterinária e o ADS/OPP, entre outros, e melhorar, tanto quanto possível, a sua formação em áreas temáticas e no conhecimento em geral.