Apicultura Evento realizado

Vespa asiática. Anadia promove sessão de esclarecimento

O Município de Anadia e a Associação de Apicultores do Litoral Centro (AALC) promovem uma sessão de esclarecimento sobre a Vespa Velutina, também conhecida como vespa asiática. A mesma vai ter lugar no dia 16 de março, pelas 20h00, no auditório do Museu do Vinho Bairrada, em Anadia.

Durante a sessão, serão abordadas diversas temáticas, designadamente o “Ciclo biológico da Vespa Velutina”, as “Medidas de combate e controlo”, e as “Dificuldades sentidas e perspetivas futuras”.

Esta espécie não indígena é proveniente de regiões tropicais e subtropicais do norte da Índia, do leste da China, da Indochina e do arquipélago da Indonésia. Os principais efeitos da sua presença manifestam-se em diversos domínios, sendo de realçar a apicultura, pois a vespa asiática é carnívora e predadora das abelhas, tendo já destruído várias colmeias, inclusive no concelho. A construção dos ninhos, de grandes dimensões, é feita, preferencialmente, em pontos altos e isolados.

De recordar que os primeiros ninhos de vespa asiática foram detetados em Anadia em 2016, e que, em 2017, o serviço municipal de proteção civil exterminou mais de 200 ninhos desta espécie um pouco por todo o concelho, tanto em árvores, como em edificações. Para além do extermínio dos ninhos, uma das soluções previstas para reduzir a disseminação desta vespa é a colocação de armadilhas, durante os meses de fevereiro e março, quando começam a construir os ninhos, a fim de capturar as “rainhas fundadoras”.

A Câmara Municipal de Anadia tem apelado aos anadienses para que estejam atentos a esta situação, e, quando detetarem ou suspeitarem da existência deste tipo de ninhos, devem, de imediato, comunicar aos serviços camarários os locais onde os mesmos se encontram, utilizando para tal a Linha Verde 800 207 081 ou os endereços de correio eletrónico geral@cm-anadia.pt ou floresta.j.alves@cm-anadia.pt. Uma das precauções a ter é não mexer nos ninhos, devido ao perigo de eventuais ataques por parte destes insetos.