Empresas & Produtos Olival & Azeite

Olival em sebe multivarietal e de sequeiro: um sistema muito rentável e sustentável

Cultivar olival em sebe e em sequeiro é hoje uma realidade, comprovada pelos 19 anos de experiência e excelentes resultados agronómicos e económicos obtidos nas primeiras plantações que a Todolivo desenhou e executou em 1999. O olival em sebe de sequeiro tem custos de investimento e manutenção mais baixos, entre outras razões porque os compassos utilizados são mais amplos, o que provoca maior iluminação da sebe e um maneio mais simples. Falando em dados, a eficiência alcançada com este sistema de cultivo em sequeiro permite produzir um quilo de azeite virgem extra a um menor custo que numa plantação regada.

Contributos da multivariedade
A multivariedade melhora o processo de polinização da árvores e favorece a frutificação, o que se traduz numa maior produtividade. Também faz com que diminuam as perdas por possíveis incidências climáticas – como as geadas temporãs ou tardias assim como excessos de calor na primavera – devido ao facto de a floração acontecer de forma escalonada, com escassos dias de diferença entre as variedades, favorecendo que, em caso de incidência, a afetação seja menor.
As variedades com que a Todolivo trabalha são de produção elevada e constante. Os seus clones “Serie-i” provêm de uma cuidadosa seleção varietal que a empresa realiza há muitos anos. Estes clones destacam-se pela sua alta rentabilidade (superior à média) e por uma grande homogeneidade de crescimento, produção, floração e maturação, facilitando as tarefas agrícolas e elevando a rentabilidade da exploração, o que permite obter melhores AOVE.

Autoria: Todolivo

Para ler na íntegra na edição n.º 213 (março 2018)