Evento realizado Hortofruticultura

Abacates e citrinos em Simpósio no Algarve

A Magos Irrigation Systems e a Hubel Verde organizam o “Simpósio Abacates e Citrinos 2018”, a 27 de março, no auditório da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve, no Patacão, em Faro.

Dando continuidade à sua estratégia de partilha de conhecimento com os agricultores, a Magos Irrigation Systems e a Hubel Verde levam a debate, no Algarve, duas das principais culturas agrícolas da região – os abacates e os citrinos.

Um painel de especialistas, entre produtores, viveiristas, investigadores e técnicos, abordará de forma particular a cultura do abacate, que nos últimos anos se expandiu no Algarve e no Alentejo litoral, onde se estima que existam perto de  mil hectares plantados.
Rafael Gómez, do Colégio Oficial dos Engenheiros de Málaga e especialista em fruticultura subtropical, abordará a produção de abacate na província de Málaga, onde se concentra 70% da produção espanhola deste fruto, que ronda os 10.000 hectares e as 55.000 toneladas. Também de Málaga virá António Ruiz, responsável dos Viveros Camaguey, para falar sobre “Origem de plantas, formas de propagação, porta-enxertos e variedades de abacates”.

A mesa redonda sobre produção e comercialização, moderada por Gonçalo Andrade, Presidente da Portugal Fresh, contará com algumas das principais empresas produtoras de abacates do Algarve – Agrohusa, Frusoal, Frutas Mourinho e JBI Group – e uma empresa do Oeste, com investimento no Alentejo, em conjunto com uma multinacional sul-africana.

No capítulo da fitossanidade vegetal, serão abordados dois problemas que atualmente preocupam os produtores: a doença do HBL – Greening dos citros e a Xylella fastidiosa.

O Simpósio terá início às 08.30h, com a sessão de abertura a cargo de  Fernando Severino, Diretor Regional de Agricultura e Pescas do Algarve. António Gastão, administrador da Magos Irrigations Systems, fará uma apresentação sobre “Sistema global de rega para abacates e citrinos” e João Caço, diretor-executivo da Hubel Verde, falará sobre “Soluções agronómicas integradas para altas rentabilidades”.