Ambiente Bio

Aprender a dar nutrientes à horta para colher alimentos mais saudáveis

Numa época predominantemente tecnológica, muitos tendem a regressar às origens. São, por isso, cada vez mais aqueles que na varanda do seu prédio cultivam uma pequena horta para poderem comer aquilo que plantaram com as suas próprias mãos. Para os que já têm essa experiência e para todos os que desejam tê-la, o MAR Shopping Matosinhos e a Lipor organizam nos dias 18, 19 e 20 de maio workshops de Compostagem Caseira.

Os workshops gratuitos realizam-se no Atrium do MAR Shopping Matosinhos (piso 0), entre as 16h00 e as 19h00. Qualquer pessoa pode participar, sendo a inscrição realizada por ordem de chegada.
Para qualquer agricultor (de profissão, amador ou curioso acerca destas temáticas), uma das etapas mais importantes é a de alimentar as suas hortas.
E assim surge a compostagem, que qualquer um de nós pode fazer em casa. Este é um processo biológico em que os microrganismos transformam a matéria orgânica como folhas, papel e restos de comida e de jardim, num material semelhante ao solo, a que se chama composto. O composto atua como adubo orgânico, melhora a estrutura do solo e a resistência das plantas, tendo uma ação positiva na qualidade dos vegetais.
Aprender os passos para a compostagem, os resíduos a utilizar e as vantagens deste processo são os conteúdos dos workshops. Aos participantes que possuam um espaço verde num dos oito municípios associados da Lipor (Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde), que se comprometam a fazer compostagem e permitam visitas de acompanhamento por técnicos da Lipor, será oferecido um compostor. Este é o equipamento onde se depositam os resíduos orgânicos (cozinha e jardim) e onde decorrerá todo o processo de transformação da matéria orgânica em composto.
Além de todas as vantagens para quem cultiva alimentos biológicos, a compostagem é ainda um modo de combater o desperdício alimentar e o processamento de resíduos.