Desenvolvimento Local Evento realizado

CNA promove workshops sobre “sustentabilidade dos modelos alimentares, comerciais e produtivos”

No dia 15 de abril a CNA promove no Convento de São Francisco, em Coimbra, três workshops no âmbito do projeto BOND que tem por título “Alcançar níveis mais elevados de organização e criação de redes no setor agrícola na Europa”.

Os workshops terão os seguintes temas: “Circuitos Curtos”, “Compras Públicas” e “Modelos Organizativos”, e decorrem no âmbito do projeto BOND, um projeto Horizonte 2020 financiado pela União Europeia e liderado pela Universidade de Coventry, do Reino Unido, que a CNA integra junto com 16 parceiros de 12 países europeus. O objetivo do projeto é alcançar níveis mais elevados de organização e criação de redes, e desenvolver um setor agrícola mais saudável, mais produtivo e harmonioso na Europa a longo prazo.

De acordo com a CNA, no contexto da sua proposta de criação de um “Estatuto da Agricultura Familiar Portuguesa”, e da posterior proposta do Governo que foi posta em Consulta Pública, importa debater que políticas públicas são necessárias para discriminar positivamente as Agricultoras e os Agricultores Familiares que venham a ter este estatuto.

Deste modo, debater os temas circuitos curtos, compras públicas e modelos organizativos reveste-se de grande importância para a resolução de um dos maiores problemas da Agricultura Familiar e que é o acesso aos mercados.

Os workshops contarão com a participação oradores institucionais e de organizações nacionais e estrangeiras. Está prevista também a partilha das experiências vivenciadas pelos participantes portugueses nas visitas de estudo a três países europeus, efetuadas no âmbito do projeto BOND.

As conclusões dos workshops serão apresentadas posteriormente em plenário do 8º Congresso da CNA. No total estarão a participar nestes eventos mais de mil Agricultores vindos de vários pontos do País, convidados institucionais e de várias organizações, assim como delegações estrangeiras e altos responsáveis do Governo português.