Agrociência Vinha & Vinho

Prémio ADVID 2016 homenageia o Prof. Dr. Pedro Amaro

A ADVID decidiu homenagear o Prof. Dr. Pedro Amaro, atribuindo o seu nome ao Prémio ADVID 2016, para o qual o Júri do Prémio elegeu como vencedor o trabalho: “A aplicação exógena de caulino aumenta a capacidade antioxidante e o teor de compostos fenólicos em extratos de folhas e frutos de videira sob stresse estival” .

O trabalho foi desenvolvido por uma equipa de investigadores da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Universidade do Porto e Universidade do Minho (Lia-Tânia Dinis, Sara Silva Bernardo, Artur Jorge da Silva Conde, Diana Pimentel, Helena Maria Fernandes Ferreira, Luís Félix, Hernâni Gerós, Carlos Manuel Correia e José Moutinho-Pereira).

O trabalho tem como objetivo o estudo da aplicação foliar do caulino como estratégia para reduzir o impacto do calor e da seca nas vinhas do Douro. As alterações climáticas que se têm feito sentir: ondas de calor, altas intensidades de luz e déficit hídrico, estão a tornar-se ameaças importantes em muitas áreas vitícolas de todo mundo, portanto, a implementação de estratégias de mitigação económicas e eficientes é crucial para a produção de vinhos premium, mantendo-se a produtividade.

A cerimónia de entrega do Prémio que decorrerá no próximo dia 20 de abril pelas 12h00, no Régia-Douro Park, Vila Real. Para tal a inscrição deve ser feita aqui.

Artigo do trabalho vencedor publicado na Revista Voz do Campo (dezembro 2016) e também no original aqui.