Hortofruticultura Vídeos

Importância económica da Laranja do Algarve

Durante a II Mostra “Silves Capital da Laranja”, que aconteceu recentemente, vários responsáveis políticos do Algarve deixaram as suas opiniões em relação à importância económica da cultura da Laranja nesta região.

A presidente da autarquia de Silves, Rosa Palma, refere que “já existe uma forte mobilização da comunidade para a laranja do Algarve e é hora de dinamizar a citricultura de outra forma, diversificar a oferta e chamar turistas para conhecerem o Algarve do Interior e do Barrocal”.

De acordo com o Diretor Regional de Agricultura e Pescas do Algarve, Fernando Severino, “o mundo rural passou para a agenda do dia, e no caso concreto do Algarve, os citrinos são a principal cultura a representar qualquer coisa como 70% da produção nacional”.

Para o presidente da Região de Turismo do Algarve, Desidério Silva “também há mais visitantes porque aumentou a diversidade e a oferta da região, sobretudo no Barrocal e na Serra”.

Novos eventos, diversidade e desenvolvimento numa forma mais holística, são expressões de Francisco Serra, presidente da CCDR Algarve.

Também o presidente da Associação Empresarial da Região do Algarve, Vitor Neto, reforçou a importância do peso da agricultura na produção de riqueza na região. Refere que “o Algarve dá um contributo de sete mil milhões de euros para a balança comercial de bens e serviços de Portugal”.  Reportagem completa na edição impressa de março’18