Agropecuária

Entrega de borregas Ovinos Serra da Estrela

Para fazer face à tragédia de 15 de Outubro de 2017, com a consequente perda de animais a ANCOSE antecipou a implementação nas suas instalações de um Centro de Recria de Borregas Serra da Estrela, para fazer a reposição do potencial produtivo que existia à data

Recorde-se que a Ancose – Associação Nacional de Criadores de Ovinos Serra da Estrela, é uma organização de ovinicultores que tem desde 1981, representado os interesses dos seus quatro mil associados em vários fóruns nacionais e internacionais.

No dia 5 de Maio esta Associação irá proceder à primeira entrega de borregas aos criadores de Ovinos Serra da Estrela mais afetados. Refere Manuel Marques, presidente da Direção que “esta pretende ser uma das muitas entregas que iremos fazer aos produtores que tanto perderam, no sentido de continuarmos a ver nos nosso territórios a ovelhas Serra da Estrela que desde sempre fez parte destas paisagens, ecossistemas e da qual se extrai o leite para produção de Queijo Serra da Estrela”.

Para além dos produtores afetados a ANCOSE conta com a com a presença do Grupo Jerónimo Martins e da Paróquia de Cascais – Força da Natureza, dois dos principais grupos de apoio a este Centro de Recria, para além de outros apoiantes individuais.
“Contamos conta ainda com a presença do Senhor Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação que nos honrará neste momento tal simbólico para os nossos produtores, conclui o presidente da Associação”.

PROGRAMA:

  • 14.30 H – Recepção aos criadores e entidades convidadas nas instalações da ANCOSE
  • 15.00 H – Apresentação do Centro de Recria de Borregas Serra da Estrela – ANCOSE
  • 15.30 H – Entrega de Borregas Serra da Estrela aos criadores afectados pelos Incêndios de 2017 com a presença do Senhor Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação – Dr. Luis Medeiros Vieira
  • 16.30 H – Lanche Convívio