Agroalimentar Evento realizado

Um Agroday para potenciar novas ideias no setor agroalimentar

A Inovcluster – Associação do Cluster Agroindustrial do Centro e a CATAA – Associação Centro de Apoio Tecnológico Agroalimentar dedicam a tarde da próxima quarta-feira, 9 de maio, à apresentação dos projetos AGRIEMPREENDE e 3iBioeconomia, com o intuito de capacitar e potenciar a geração de novas ideias de negócio no setor agroalimentar e criação de novos produtos.

Cláudia Domingues Soares, Presidente da Inovcluster junta-se a Carlos Lopes de Sousa, Presidente do Agrocluster do Ribatejo, para o lançamento do projeto AGRIEMPREENDE, uma parceria das duas entidades, que pretende criar e dinamizar uma estrutura técnica, de gestão e tecnológica de apoio ao empreendedorismo, atuando no domínio crítico para o desenvolvimento do país, nomeadamente o apoio ao Empreendedorismo qualificado e criativo e à criação e aceleração de novas empresas, no setor agroalimentar.

A Nutrição enquanto fator inovador e diferenciador será o tema da intervenção de Conceição Calhau, Professora na UNL e investigadora no CINTESIS, presidente do Conselho Jurisdicional da Ordem dos Nutricionistas e coordenadora do grupo de Nutrição na rede nacional de ensaios clínicos (PtCRIN), que irá partilhar a sua extensa experiência em Nutrição e participação em diversos projetos envolvendo a indústria agroalimentar.

O lançamento do Projeto 3iBioeconomia, será promovido pela BLC3, CATAA e a TagusValley, com a abordagem ao tema da utilização eficiente de recursos e sustentabilidade, através da inovação.

Será ainda dedicado um momento à Caracterização e Análises dos Processos Produtivos, por Luís Pinto de Andrade, Diretor da CATAA e docente do IPCB, que apresentará os resultados obtidos na análise às condições de SST e eficiência energética das PMEs do setor agroalimentar português, no âmbito do projecto +Agro.

No decorrer do evento serão também abordados temas como Inovação, Tendências e Sustentabilidade no setor Agroalimentar, bem como os Financiamentos Públicos que existem para a criação de novos negócios.

O AGRODAY conta ainda com testemunhos de entidades da Região que apostam e atuam nestes domínios.

O evento, cujo o programa se encontra disponível aqui, apesar de gratuito, carece de inscrição.

A ação surge no âmbito do projeto AGRIEMPREENDE e projeto 3iBioeconomia, cofinanciados pelo Programa Portugal 2020 e pela União Europeia, através do FEDER.