Evento Hortofruticultura

Resende recebe as primeiras cerejas

No fim de semana de 2 e 3 de junho, a chegada da primeira colheita de cereja em toda a Europa é, mais uma vez, pretexto para dois dias de festa ininterrupta nas ruas da Vila de Resende.

O Festival da Cereja, que conheceu a sua primeira edição em 2002, foi ganhando espaço e afirmando-se como um evento de referência nacional na promoção deste fruto conhecido pelo seu maravilhoso aspeto, com uma epiderme vermelha bem pronunciada, pela crocância e, principalmente, pelo seu sabor doce conferido pelas condições de um clima quente e pelas características do solo exponenciado pelas encostas sobranceiras do rio Douro, que permite a sua maturação precoce.

Para além da cereja, que mais de 100 produtores irão disponibilizar a preços especiais, os visitantes poderão encontrar diversos stands com produtos artesanais ligados ao fruto e as famosas cavacas de Resende, que são uma referência na gastronomia resendense.
Este ano, as freguesias do concelho também vão estar representadas com stands próprios onde vão apresentar as suas atrações, numa iniciativa que pretende valorizar e divulgar as tradições locais.
Paralelamente, variadíssimos grupos de música popular e tradicional do concelho e animação de rua proporcionarão muita diversão durante os dois dias de festa. Como já é habitual, no domingo, a partir das 15h00, decorre o cortejo temático, este ano subordinado ao tema “A Cereja e os seus derivados”, que irá percorrer as principais ruas da vila de Resende.
Para facilitar a deslocação até à festa, o Município de Resende mantém a parceria com a CP, oferecendo 30% de desconto no bilhete de comboio até à estação da Ermida, sendo que a empresa de autocarros Transdev Douro assegurará o transporte dos passageiros até ao centro da Vila de Resende, onde decorre a festa. O mesmo transporte é assegurado no sentido inverso.