Empresas & Produtos

Ciclo de conferências Espaço Rural já arrancou

A consultora agrícola Espaço Visual está a celebrar os seus 25 anos de existência, com a organização de um ciclo de conferências que começou em abril.

Estas sessões, abertas ao público, propõem-se debater a atualidade agrícola, o novo quadro comunitário e as ajudas à agricultura portuguesa, assim como as perspetivas de crescimento e desenvolvimento dos agricultores portugueses nos próximos 25 anos, entre outros temas.

Os oradores são figuras de dimensão nacional, reconhecidas e prestigiadas personalidades do mundo rural, como Eduardo Diniz, diretor geral do GPP – Gabinete de Políticas e Planeamento, que iniciou o ciclo com uma conferência sobre o “Novo quadro comunitário e as ajudas para a agricultura portuguesa”.

Para Eduardo Diniz, estamos a viver um período de implantação de um “novo modelo de gestão” da PAC, num contexto de transição de uma economia mais voltada para a sustentabilidade ambiental e a inovação tecnológica.

Esse novo modelo, diz, não ignora que o definitivo compromisso e o instrumento principal da PAC são as ajudas diretas ao rendimento dos agricultores. “O apoio financeiro mais efetivo vai ser para quem viva mesmo da agricultura”, referiu Eduardo Diniz.

Neste âmbito, este responsável revelou que o foco das preocupações da Comissão Europeia está no reforço do apoio às explorações agrícolas familiares profissionais. Mas, referiu que esta ajuda tem como teto os 60 mil euros, “o que vai afetar zonas do país, como o Alentejo”.

No campo das ajudas ao investimento, Eduardo Diniz disse que as áreas a privilegiar serão as da inovação, das organizações de produtores e do aconselhamento agrícola.

Arlindo Cunha, ex-ministro da Agricultura e atual coordenador do programa de Governo do PSD para o setor agrícola, é uma das personalidades que vai marcar presença na conferência marcada para dia 1 de junho pelas 11 horas, na sede da Espaço Visual, na zona industrial de Gondomar. Subordinada ao tema “As perspetivas de crescimento e desenvolvimento das agriculturas de Portugal nos próximos 25 anos”, terá como oradores o Professor Francisco Avillez, coordenador científico e metodológico da AgroGes, e Pedro Santos, diretor geral da Consulai.

“É um enorme orgulho poder reunir nesta conferência três personalidades relevantes do mundo agrícola e rural. Com a organização destas conferência, sinto que estamos a fazer serviço público em defesa das agriculturas de Portugal”, diz José Martino, CEO da Espaço Visual.